Família pede ajuda para sepultar bebê que morreu em cirurgia, após espera de um mês

Khalleo Lucas Sena Lopes, de 1 mês, morreu na tarde de sábado (21/11). Família não tem condições de arcar com as custas do enterro e aceita contribuições

 

Após uma luta de um mês para conseguir uma cirurgia cardíaca para Khalleo Lucas Sena Lopes, que nasceu com uma doença grave no coração, a família do bebê de 1 mês enfrenta uma nova angústia: a de conseguir dar um enterro digno para a criança. A família não tem condições de arcar com as custas do cemitério nem da funerária.

“Conseguimos a doação de uma sepultura, mas era necessário fazer a exumação de outros três corpos, e ele (Khalleo Lucas) ficaria com outra família. Decidimos pagar por uma, mas, infelizmente, não temos todo o dinheiro para o cemitério. Essa é a primeira vez que enterramos alguém de nossa família”, conta Raylane Conceição Lopes de Oliveira, 27 anos, tia de Khalleo Lucas.

O bebê morreu no início da tarde de sábado (21/11), durante a recuperação do pós-operatório no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). “A cirurgia ocorreu bem, mas ele aguardou por muito tempo para fazer o procedimento. O organismo dele se acostumou com o remédio paliativo que ele tomava e não respondeu bem ao pós-operatório”, detalha Raylane.

Para a jovem, a demora de um mês até que a família conseguisse o procedimento para  a criança foi um fator que contribuiu para a morte precoce de Khalleo. “Houve negligência do Estado. O caso dele era muito complexo. Precisava de uma cirurgia assim que ele nasceu”, relata.

Dificuldades

Em nota, a Secretaria de Saúde (SES-DF) manifestou pesar e solidariedade à família de Khalleo Lucas. Sobre a demora para a cirurgia, a pasta informou que, há alguns meses, tem se “empenhado em buscar solução para as dificuldades enfrentadas pelo instituto”. “Foi feito acordo na Justiça, com metas para outubro que, infelizmente, não foram cumpridas pelo ICDF”, diz o comunicado à imprensa.

A secretaria informou que, na semana passada, houve repasse de quase R$ 4 milhões para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, antes de prazo-limite estipulado em contrato. A pasta acrescentou que fornecerá insumos básicos para ajudar a viabilizar as cirurgias cardíacas e garantir atendimentos em novembro e de dezembro. “No início desta semana, serão realizadas mais duas cirurgias”, afirmou a SES-DF.

Jornal tentou contato com o ICDF, mas não teve retorno. O espaço permanece disponível para manifestação.

Ajuda

A família de Khalleo Lucas calculou que as custas com os serviços do cemitério ficarão em R$ 6 mil e recebe doações para completar o total. O enterro está marcado para esta segunda-feira (23/11), às 12h, no Campo da Esperança.

As roupas e fraldas do bebê serão doadas para famílias carentes. Para contribuir: 61 993-366-866 (Raylane).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.