Justiça do Rio Grande do Sul garante direito aos bens pela amante

O relator do caso partiu da análise de provas que sustentam que não somente a viúva sabia do envolvimento do marido com a amante, como todo o círculo social do casal, para reconhecer união estável

 

 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) reconheceu uma união estável mesmo havendo um casamento registrado em cartório. A ação foi movida pela amante, que durante 14 anos manteve um relacionamento com um homem, que morreu em 2011, que era de conhecimento da mulher com a qual ele era casado. Dessa forma, as duas terão direito a partilhar os bens que foram deixados.

O relator do caso, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar, partiu da análise de provas que sustentam que não somente a viúva sabia do envolvimento do marido com a amante, como todo o círculo social do casal, para reconhecer união estável. Outro ponto levantado pelo magistrado foi o conceito de família, que, conforme salientou na decisão, está em transformação e atrelado a avanços sociais.

A definição de união estável como entidade familiar nasceu com a Constituição de 1988, especificamente no art.226, parágrafo 3. Antes disso, as uniões consideradas ilegítimas eram denominadas de concubinato, sem qualquer amparo previsto em lei. O conceito tem se adaptado à realidade social: prova disso é que, em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por unanimidade, união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.

“Na Constituição, como entidade familiar temos três tipos: a matrimonializada, as oriundas de união estável e a monoparental”, explicou a advogada Kélvia Rodrigues. Ela observa que, em relação às amantes, ainda não há uma legislação específica e, por isso, não há jurisprudência para os casos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.