Governo publica decreto com prorrogação de quarentena em SP

Após registro de aumento no número de internações por covid-19 no Estado, João Doria publica documento para estender período de quarentena

 

 

governador do estado de São Paulo, João Doria, publicou na segunda-feira (16) um decreto no Diário Oficial estendendo a quarentena no estado até o dia 16 de dezembro. A medida é tomada após registros de aumento de internações pelo novo coronavírus.

O texto do decreto estabelece a suspensão de atividades não essenciais nos termos do decreto nº 64.879, publicado em março deste ano. “Considerando as recomendações do Centro de Contingência do Coronavirus, instituido pela resolução nº 27, de 13 de março de 2020, da Secretaria da Saúde;  considerando a necessidade de conter a disseminação da covid-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saude a medida da quarentena é estendida até 16 de dezembro”, diz o documento.

De acordo com o governo, o Plano São Paulo, que regula a retomada econômica em todo o estado, só passará por nova atualização no dia 30 novembro, um dia após o segundo turno das Eleições Municipais 2020. O adiamento se deve à instabilidade no sistema do Ministério da Saúde.

Aumento de internações

Os principais hospitais de São Paulo registram aumento no número de internações por covid-19 em novembro. O Hospital Israelita Albert Einstein informou que registrou, neste mês, um crescimento no número de hospitalizações por covid-19 e testes realizados. O Sírio Libanês afirma que as internações pela doença nos primeiros 14 dias do mês se comparam a abril deste ano e o hospital Oswaldo Cruz afirmou ter percebido uma leve alta nas internações.

O aumento no número de casos confirmados e suspeitos ocorre após diversos países da Europa e os EUA também enfrentarem uma segunda onda da doença. Em São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que, entre a quinta-feira (12) e a sexta-feira (13) foram registradas 18 novas internações relacionadas à doença decorrente do novo coronvírus.

O número supera a média de hospitalizações contabilizadas diariamente nas últimas semanas. Hoje, são 68 leitos ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado para a doença. Da última semana de setembro ao dia 12 de novembro, a média de internações oscilou entre 50 e 55 pacientes infectados pelo SarsCov-2.

O hospital observou ainda um aumento no total de testes realizados. Entre 20 e 26 de outubro, a média diária foi de 869 exames, sendo 82 positivos. De 27 de outubro a 2 de novembro, de 867, com 97 positivos. Entre 3 e 9 de novembro, a média foi de 1017 e de 155 confirmações.

O hospital Sírio Libanês informou que neste sábado (14) foram registradas, até o momento, 120 internações relacionadas à covid-19, sendo que 30% desses casos são internações na UTI do hospital. Segundo o hospital, esse número é o mesmo registrado durante o pico da doença, em abril deste ano.

Nos dois últimos meses, o registro de internações diárias por conta do coronavírus variava entre 80 e 110. Houve uma tendência para aumento dos casos relacionados à Covid-19 nas duas primeiras semanas de novembro.

Na quinta-feira (12), a Beneficência Portuguesa de São Paulo, informou que estavam internados na instituição 41 pacientes com diagnóstico de covid-19. Do total de internados, 19 estavam em unidade de terapia intensiva (UTI).

Por meio de nota, o hospital informou que mantém a vigilância sobre a evolução epidemiológica dessa doença e a análise da série histórica do número de internados. Porém, o hospital não informou se houve aumento no número de casos de internações.

O hospital Oswaldo Cruz também registou aumento no número de internações. Segundo a instituição, em novembro houve leve alta frente a outubro, mês que havia sido registrada queda. O hospital informou ainda que na sexta-feira (13) houve retração em relação a quinta (12).

De acordo com os hospitais, os novos números alertam para a necessidade da manutenção das medidas de prevenção: uso de máscaras em qualquer ambiente, fechado ou ao ar livre, respeitar o distanciamento social sempre, não participar de aglomerações e realizar a higienização das mãos com frequência.

Procurado, o Hospital Samaritano afirmou que envia os números de internações diretamente para a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.