Especialista lista cuidados para comprar na Black Friday

Apesar de ser uma data comercial americana, não demorou muito para a Black Friday se firmar como um dos dias mais esperados do ano pelos consumidores brasileiros.

Entretanto, com tantas ofertas disponíveis, é preciso ter atenção redobrada para não cair em golpes. Pensando nisso, nada melhor que ouvir um especialista sobre os cuidados para comprar na Black Friday.
Thiago Klaumann é o CEO do Agora Cupom, uma plataforma de ofertas online. Por estar sempre em contato com promoções em ecommerces, criou uma expertise em compras seguras pela internet. Ao conferir as dicas listadas pelo especialista, você terá mais tranquilidade para fechar um pedido em uma loja virtual, especialmente na Black Friday.
Confira 6 cuidados para comprar na Black Friday para não transformar esse momento de economia em uma verdadeira dor de cabeça.
Verifique se o site é confiável
O primeiro passo para fazer uma compra segura na Black Friday é saber se o site em questão é confiável. Para isso, existem alguns sinais para se atentar.
Ao acessar um ecommerce, confira se a loja online apresenta um CNPJ e, em caso positivo, se o endereço informado está correto. Essa checagem pode ser feito por meio do site da Receita Federal.
Se uma das informações apresentadas no site não bater com o que está no registro de Pessoa Jurídica, ou mesmo se esse dado não constar na página, é possível que se trate de uma página adulterada.
Somente métodos de pagamento seguros
Também é importante estar atento aos métodos de pagamento da plataforma. Um site confiável vai sempre apresentar opções que sejam seguras para seus consumidores.
Os métodos de pagamento mais seguros são boleto bancário e cartão de crédito. Porém, ao optar pelo cartão, o consumidor tem mais garantias, especialmente em casos de problemas na operação. Isso porque o boleto é considerado um procedimento de débito e não garante o estorno do valor em algumas situações.
Antes de finalizar sua compra, procure saber se a loja online trabalha com tecnologias HTTPS e SSL, que realizam a criptografia de dados em compras com cartão. Assim, não tem risco de suas informações serem utilizadas por terceiros.
Reputação da loja online
Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de compartilhar experiências. Não é à toa que sites como Reclame Aqui e eBit fazem tanto sucesso, permitindo que os consumidores deixem um feedback sobre uma compra realizada.
Por isso, na lista de cuidados para comprar na Black Friday está a dica de procurar pela reputação da marca. Se não tiver muita informação nos sites de reclamação, acesse as páginas de redes sociais da empresa para conferir os comentários dos consumidores.
Mas e quando a loja não tem relatos (positivos ou negativos)? Isso pode acontecer porque a loja acabou de ser criada e, neste caso, cabe ao consumidor definir se o risco vale a pena.
Opte por formas de economizar seguras
Na Black Friday é comum que promoções atrativas sejam oferecidas pelos lojistas. Mas na hora de economizar, opte sempre por métodos reconhecidos por sua segurança.
Um bom exemplo é o cupom de desconto, um recurso em forma de código alfanumérico que, quando inserido no campo correto, é capaz de liberar uma porcentagem do valor original do produto.
Esse é um método seguro porque é oferecido pelas próprias lojas online. Para conseguir um cupom de desconto Black Friday, você pode conferir sites especializados no assunto.
Além do cupom de desconto, outros exemplos de formas de economizar que são seguras são as compras nas áreas promocionais da loja online, a escolha do método de pagamento e o frete grátis a partir de determinado valor.
Promoção boa demais para ser verdade
E já que estamos falando em economia, o especialista que lista cuidados para comprar na Black Friday lembra a importância de desconfiar de promoções que são boas demais – tão boas, que são golpes.
Com a desculpa de preços baixos por conta da Black Friday, criminosos desenvolvem sites completos que levam o consumidor a acreditar que se trata de uma ótima oferta de queima de estoque.
Porém, por vezes, os preços são tão baixos que fogem da média de lojas online consolidadas no mercado. Se você ver uma oferta desse estilo: desconfie! Quando o valor é baixo demais, a loja não tem uma taxa de lucro na venda, o que não faz sentido já que toda empresa visa levantar fundos.
Fique atento ainda às redes sociais, já que golpistas divulgam imagens promocionais utilizando marcas conhecidas. Sempre que você clicar em uma promoção em uma rede social, confira se o site que foi redirecionado é mesmo da empresa desejada.
Leia a descrição do produto – até as letras pequenas
Na empolgação de fechar um bom negócio, muitos consumidores deixam de fazer uma leitura cuidadosa sobre o produto que está levando para casa. O problema é que, muitas vezes, eles acabam descobrindo que a oferta não era tão boa assim.
Muitas lojas não permitem troca em caso de arrependimento. Além disso, produtos comercializados podem ser itens de mostruário ou reembalados, informações que você só tem conhecimento se fazer uma leitura cuidadosa da descrição do item.

Todas as dicas listadas com os cuidados para comprar na Black Friday podem virar hábitos para replicar em todas as suas compras online. Dessa forma, você tem mais segurança ao visitar um e-commerce e fechar o seu pedido, em qualquer época do ano.

Se comprar online já é prático e divertido, seguindo dicas de segurança tudo fica ainda melhor.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.