68% dos brasileiros já sabem em quem votar para prefeito

26% ainda não se decidiram Eleição será em 15 de novembro Leia o levantamento do Poder Data

 

Pesquisa PoderData mostra que 68% da população já escolheu seus candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Os que ainda não tomaram uma decisão são 26%.

A proporção de eleitores decididos cresceu 9 pontos percentuais em 15 dias, quando era de 59%.

O 1º turno do pleito deste ano será em 15 de novembro, no próximo domingo. Eleitores vão às urnas para escolher seus representantes municipais (prefeitos e vereadores).

Por causa da pandemia de covid-19, o Congresso aprovou uma emenda constitucional para adiar as eleições. Havia 1 temor de que os eventos ligados ao processo eleitoral, como as sessões de votação e a campanha, propagassem ainda mais o coronavírus.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 9 a 11 de novembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DECISÃO DE VOTO X AVALIAÇÃO DE BOLSONARO

O presidente declarou no começo do ano que não iria “se meter” nas eleições municipais. Meses depois, no entanto, mudou de ideia. Agora, já demonstrou apoio a pelo menos 4 candidatos a prefeito. Desde 2ª feira (9.nov.2020), faz uma transmissão diária no Facebook para divulgar apoiados.

PoderData cruzou os dados de avaliação de Bolsonaro com a percepção dos brasileiros sobre em quem votar. Os que consideram o trabalho do chefe do Executivo “ótimo” ou “bom” estão mais decididos do que a média geral. Nesse grupo, 77% fizeram essa afirmação.

PODERDATA

Leia mais sobre a pesquisa PoderData:

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.