Plenário do TSE confirma adiamento das eleições em Macapá

Capital do Amapá tem até o fim do ano para concluir votação; insegurança na cidade por causa da falta de energia levou à decisão do tribunal

 

 

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve, de forma unânime, a decisão de quarta-feira (11) do presidente do órgão, Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais em Macapá, capital do Amapá. A cidade tem até o fim do ano para concluir a escolha de prefeito e vereadores.

Barroso citou em sua decisão riscos de “convulsão social” por causa da instabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade. Há registros de vandalismo por todo o município.

Apagão afetou abastecimento de água em Macapá, capital do Amapá

Apagão afetou abastecimento de água em Macapá, capital do Amapá

Vinicius Sassine/Folhapress – 11.11.2020

O presidente do TSE citou a legislação eleitoral dizendo que ela prevê a remarcação de eleições se algum caso grave dificultar o acesso dos eleitores às urnas. “Me pareceu intuitiva a intepretação de que se já se souber anteriormente a ocorrência do fato grave impeditivo, não é preciso esperar que ele ocorra para adiar em vez de se remarcar a posteriori.”

O vice-presidente do PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral), Renato Brill de Góes, pediu a definição da nova data da eleição. Barroso disse que acha mais apropriado esperar o momento em que as autoridades do Amapá digam que é possível marcar a votação. “Pior do que fixar agora é ter que remarcar depois”, disse o presidente do TSE. “Mas acho que o dia 27 de dezembro é o nosso marco [limite para encerrar todo o processo].”

O ministro Alexandre de Moraes pediu ações do governo do Amapá para acabar com a insegurança na cidade, mesmo que tenha de pedir ajuda da União para isso. “Acho que a eleição precisa ocorrer este ano, mas não há como ser feita neste domingo.”

Barroso declarou que se certificou de que o adiamento pedido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) não servia aos interesses políticos de nenhum grupo ou candidato.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.