Como organizar um planejamento de estudos para concursos? Confira dicas de especialista do IMP Concursos

 

 

Organizar uma rotina de estudos para ter sucesso em qualquer concurso não é tarefa fácil. Não é novidade, para nenhum candidato, que elaborar uma boa rotina de estudos é o único caminho viável para quem está de olho em uma vaga no serviço público.

Pensando nisso, o professor e coordenador pedagógico do IMP Concursos Marlon Andrade, elaborou uma lista com dicas infalíveis para quem deseja a tão esperada nomeação.

Qual deve ser a rotina diária de quem está se preparando para um concurso? Uma rotina intensa de dedicação e empenho. Não existe a rotina perfeita de dedicação aos estudos. Terá dias de lutas, dias difíceis de se concentrar, dias que o aluno vai querer fazer qualquer coisa, menos estudar e, tudo bem, por isso, somos humanos dotados de limitações e falhas. Mas uma coisa precisa ficar claro, quando você tem um foco, um objetivo bem definido e uma estratégia nada te paralisa.

Business, freelance and work concept. Satisfied female economist studies documentation, tries to find necessary information, looks positively directly at camera. Cheerful engineer works at kitchen

Como organizar um bom planejamento de estudo para concursos? Um bom planejamento é aquele dotado de estratégia e método. O melhor deles e o mais utilizado entre alunos e aprovados é o método do ciclo de estudos. Nele o aluno terá um tempo específico no dia para estudar, resumir, revisar e fazer questões dentro de cada assunto do edital. A maior dificuldade dos alunos é operacionalizar tudo isso por meio de uma planilha de excel.

Como definir metas de curto, média e longo prazo? Isso é muito pessoal, depende muito. Eu gosto de trabalhar uma média de 6 meses a um 1 ano para metas de curto prazo, uma média de 4 a 5 anos para metas de médio prazo é de 10 a 15 anos para metas de longo prazo. Uma dica que dou é: coloque todas elas em um papel e todos os dias busque alcançar as metas de curto prazo. Estabeleça tarefas diárias. Por exemplo: se quer emagrecer, coloque a tarefa de fazer atividade física diariamente e se alimentar corretamente. Se a meta é passar em concurso, coloque a tarefa de estudar diariamente por X horas.

Estudar para passar em concurso deverá estar entre suas metas de curto e médio prazo! Se passar disso, você precisa de ajuda.

Quantas horas de estudo são necessárias diariamente em um bom planejamento de estudos para concursos? O quanto conseguir. Vai até a fadiga e descanse. No outro dia volta e fadiga novamente. Cansou? Assista um filme, faça sua atividade física e retorne novamente. Quanto mais tempo estudando, menor o tempo como concursando!

Como montar um bom cronograma de estudo quando ainda não saiu o edital? Depende da carreira. Estude o eixo comum dela. Isso significa focar nas disciplinas que são recorrentes em todos os certames. Os últimos editais podem ajudar nisso!

Como montar um bom cronograma de estudo quando o edital é publicado? Primeiro passo é já ter estudado uma boa parte dele antes mesmo de ter sido publicado. Segundo passo é identificar dentro do edital quais são as disciplinas e assuntos de maior complexidade e que nunca tenha estudado antes, dedicando assim maior parte do tempo. Terceiro passo é incluir muitas revisões e exercícios da banca organizadora do concurso para aqueles assuntos já estudado. E o quarto e último passo é não perder mais tempo.

Como dividir o conteúdo? Como definir por qual conteúdo começar a estudar? Duas horas no máximo para cada disciplina, inclua revisões e exercícios periodicamente na sua rotina de estudos e não deixe de realizar anotações durante os estudos. Elas servirão de base para as revisões e consultas.

Não tente esgotar um conteúdo até o final. Use a técnica do ciclo de estudos e evite a fadiga nos estudos. Comece pelo primeiro item do edital ou pela primeira aula do curso. Sugiro pela primeira aula do curso, pois esta foi organizada com a melhor didática possível para o máximo entendimento da disciplina pelos alunos.

Um bom planejamento para concursos precisa contemplar o bem-estar físico, psicológico e tempo de lazer. Como equilibrar? Estudar é importante e deve ser a meta principal do aluno, todavia, a saúde física e emocional fazem parte do todo e não pode ser deixada de lado. Tire de 30 a 40 min para a prática de atividade física diariamente isso pode melhorar em 50% o seu nível de aprendizado. E pelo menos uma vez na semana para ficar com os familiares e amigos e deixar os livros de lado. Eu fiz isso e não deixei de ser aprovado em vários concursos pelos meus pequenos momentos de lazer durante a semana.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.