Saiba como cuidar da pele em cada fase da vida

0

Entenda quais cuidados tomar para ter uma pele saudável


Ao longo do dia, a nossa pele fica exposta à poluição, produtos de maquiagem e sujeira e, se a remoção dessas impurezas não for feita corretamente, a pele tende a ficar oleosa e mais suscetível a cravos e espinhas.


Para manter uma pele saudável, é importante utilizar os produtos certos e a quantidade ideal para o seu tipo de pele, pois o uso desnecessário ou exagerado pode acarretar em diversos problemas. Para te ajudar entender melhor como adicionar o cuidado facial na sua rotina, separamos algumas dicas que podem ser úteis.

Cuidados para todas as idades

Independente da idade, existem alguns cuidados e produtos que nunca devem ser deixados de lado, como:

  • Esfoliante: A esfoliação facial deve ser mantida em todas as rotinas, pois ela é responsável pela renovação e das células e remoção das células mortas. É encarregado de estimular mais a produção de colágeno.

  • Solução Micelar: Utilizar água micelar além do sabonete específico para o seu tipo de pele, também ajuda na limpeza do que pode ter permanecido no rosto mesmo após a lavagem.

  • Tônicos: Os tônicos usados diariamente após a limpeza ajudam a promover o equilíbrio da umidade da pele e auxilia na diminuição da dilatação dos poros.

  • Colágeno: O uso de colágenos para a pele auxiliam na firmeza da pele. O mais indicado para o rosto é o colágeno hidrolisado, ajudando a retardar o processo de envelhecimento.


Além dos problemas externos que nosso rosto recebe, existem outros fatores que influenciam diretamente na saúde da pele e por isso também devemos nos preocupar com os hormônios, alimentação e estresse.


Assim, o recomendado é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e com muito açúcar, além do uso do cigarro e álcool. Ter uma boa noite de sono e beber bastante água também irá ajudar a manter a aparência da pele saudável.

Quando começar os cuidados da pele?

Uma dúvida muito comum é sobre quando devemos aprender a cuidar corretamente da pele e, para que não haja preocupação com envelhecimento no futuro, o ideal é começar o quanto antes.


Ainda na infância, o indicado é incentivar a criança a lavar o rosto e fazer uso do filtro solar. Já na adolescência, quando o nosso corpo começa a produzir mais hormônios e naturalmente surgem cravos, espinhas e inflamações, o indicado é realizar limpeza, hidratação e esfoliação a cada 15 dias.


Entre os 20 e 30 anos, é preciso um pouco mais de cuidado. Estabeleça uma rotina, capriche na limpeza e comece a utilizar produtos anti-idade, pois por mais que as rugas ainda não sejam evidentes, alguns aspectos de pele envelhecida começam a surgir nessa época.


Entre os 30 e 50 anos, o indicado é manter sua rotina, mas com alguns produtinhos a mais. Opte por produtos com vitaminas como nicotinamida, vitamina C e ácidos hialurônico e salicílico, eles podem ajudar na produção natural de colágeno e manter uma hidratação reforçada.


Utilize cremes específicos para a área dos olhos, experimente alguns tratamentos estéticos, mas nunca deixe de respeitar o tempo e a frequência do uso de cada produto.

Após os 50, a pele tende a começar a ficar mais flácida, perdendo sua firmeza. Nesse caso, é bom dar prioridade para o uso de colágeno hidrolisado.

Dicas de acordo com a estação

Não é somente no nosso guarda-roupa que o clima influencia, a nossa rotina de cuidados com a pele também deve variar de acordo com a estação, mantendo tratamentos específicos em cada uma.


No verão, com as altas temperaturas e a maior exposição ao sol, a nossa pele pode sofrer alguns danos como o aumento da oleosidade, o aparecimento de manchas, acnes, cravos e até mesmo causar envelhecimento precoce.


Para essa estação, é essencial manter a pele limpa, seca e hidratada, a dica é sempre ter uma água termal na sua bolsa, pois ela é capaz de hidratar, refrescar e proteger a pele. Prefira utilizar sabonete adstringente e aposte em tônicos, eles ajudam a controlar o brilho da pele.


Outro produto indispensável e que todo mundo já está careca de saber, é o filtro solar, mas é importante lembrar que existem filtros para o corpo e filtros para o rosto. No quesito proteção, não há problema em utilizar o mesmo para as duas áreas, entretanto, suas texturas são diferentes e o protetor para o corpo é mais oleoso do que o protetor para o rosto.


Já no inverno, é necessário realizar uma limpeza mais suave e focar na hidratação. Para manter a umidade do rosto, a dica é optar por produtos com vitamina E, ácido hialurônico, alantoína e uréia.


Não esqueça do protetor! Mesmo sem o sol aparecer muito nos dias mais frios, o filtro solar é indispensável, já que os raios ultravioletas podem afetar a pele do seu rosto. Use e reaplique o filtro durante o dia.


Independente do clima, os dermatologistas afirmam que o rosto deve ser higienizado pelo menos duas vezes por dia e indicam sempre lavar o rosto com água gelada, para hidratar melhor e evitar que a camada de água da pele seja retirada.

anuncio patrocinado