Cinco razões para utilizar a energia solar fotovoltaica

A busca por economia e sustentabilidade tem mudado a visão do mercado e das pessoas com relação ao consumo de energia, seja para residências ou empreendimento.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) revelaram que o uso de energia fotovoltaica está em crescimento no País.

A energia solar fotovoltaica é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. Ela é produzida a partir da luz solar, ou seja, quanto maior a irradiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

De acordo com diretor da Seype Engenharia, Júlio Seype, além da economia, o uso desta tecnologia tem inúmeros benefícios, principalmente a longo prazo. “É sabido que a redução na conta de energia pode chegar a até 95% após alguns anos de uso. Entretanto, a principal vantagem é o cuidado com o meio ambiente de forma geral”, pontua.

Para desmistificar a tecnologia e ressaltar seus benefícios, o engenheiro listou cinco razões de fácil compreensão que vão fazer qualquer pessoa repensar o uso da tecnologia:

  1. Redução de custos a longo prazo: apesar de ter o custo inicial de implantação elevado, após a execução do serviço, esse tipo de geração de energia representa uma diminuição de gastos significativa. Pesquisas apontam que com o uso da energia solar é possí vel redu zir entre 50% a 95% do valor da conta de luz mensal;
  2. Energia renovável e sustentável: por ser um fenômeno natural não poluente, a radiação solar tem a grande vantagem de ser inesgotável. A fabricação dos equipamentos necessários para a montagem do sistema fotovoltaico é realizada por processos industriais controlados, que n&ati lde;o po luem o meio ambiente. Por não existirem motores ou partes em movimento mecânico no sistema, também não há poluição sonora. Ela é sustentável porque é gerada por um processo natural que se repõe constantemente, a emissão de raios solares. Além disso, a construção de sistemas fotovoltaicos não impacta negativamente a natureza, diferente das hidrelétricas que precisam inundar áreas quilométricas e por isso destroem o ecossistema de um lugar e deixam famílias desabrigadas.
  3. Baixa manutenção: os equipamentos e componentes do sistema são de tecnologia simples, por isso a necessidade de manutenção é mínima. A duração, em termos de vida útil dos componentes, é longa. A fabricação das células fotovoltaicas e dos módulos o u placas é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, devido à produção do silício (hoje o mais usado) com as características adequadas.
  4. Valorização do imóvel: ao investir em energia solar, se consegue o aumento do valor de mercado para a empresa/residência. Isso porque ela se torna mais eficiente em termos energéticos e sustentáveis. Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, financiado pelo Departamento de Energia dos EUA , demonstra que os imóveis que possuem sistema solar fotovoltaico têm valorização de 3% a 6%.
  5. Durabilidade: os sistemas fotovoltaicos não se danificam facilmente e são produzidos para resistir a ventos fortes e condições meteorológicas extremas. Por isso, podem trabalhar durante décadas sem qualquer problema, o que justifica que a maioria dos painéis solares no mercado tenham uma garantia de rendimento de 25 anos.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.