Expoabra Digital começa nesta quinta-feira

Evento terá edição especial e lança o PGT como novo polo de inovação agropecuária de Brasília 

A Exposição Agropecuária de Brasília de 2020 terá uma edição especial. A partir desta quinta-feira (05), a Expoabra Digital será realizada no Parque Granja do Torto (PGT) e transmitida para todo o Brasil por meio de uma plataforma interativa (www.expoabra.com.br). O evento vai até o domingo (08) e também será o momento de lançamento do projeto de reestruturação do PGT, que será transformado em um grande polo de inovação tecnológica da agropecuária na região centro-oeste. O investimento previsto para o novo PGT é superior a R$ 150 milhões.

A programação da edição digital está recheada de atrações, que vão desde provas com equinos – como a marcha da raça Mangalarga Marchador –, palestras com especialistas, clínicas, até vitrines para exposição e negociação de insumos, equipamentos, animais, serviços e soluções tecnológicas. Também haverá a Feira Rural Segura, com a venda de flores e produtos da agroindústria, além de leilões e atrações culturais. Os shows ficarão por conta das duplas sertanejas Kadu e Edu; Victor Borges e Vinicius; e Alisson e Ariel e serão transmitidos ao vivo.  Os leilões serão realizados nos dias 07 e 08 e também será possível acompanhar pelo canal Terra Viva e pelo lancerural.com, além do site oficial da Expoabra.

As palestras tratarão de temas diversos, como a operacionalização do Selo Arte; o desenvolvimento do AGRO no DF e na RIDE; o panorama e o futuro da avicultura no DF e Entorno; as perspectivas, desafios e oportunidades para o leite brasileiro, entre outros.

O objetivo da Expoabra Digital é movimentar o setor no Distrito Federal (DF) e será uma oportunidade para fazer negócios, estimular aprendizados e debater sobre o potencial agropecuário do DF e regiões metropolitanas. A solenidade de abertura terá a presença de autoridades e será realizada com toda a segurança, de acordo com os protocolos do GDF para a prevenção da Covid-19 – apenas para convidados.

A Expoabra é realizada pelo Instituto Parque Granja do Torto (PGT), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF) e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri). A Expoabra também conta com parceria da Secretaria de Turismo do DF, da Emater-DF, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (SFA/DF). Apoiam o avento o Sebrae, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP/DF), o Sistema Sescoop OCDF, ACZP, a EBF, Brava e o BRB.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, também espera que o evento renda bons frutos. “Essa, sem dúvida, é uma exposição bem diferente das demais. Ainda assim, a gente espera que sejam feitos muitos negócios, uma vez que estarão presentes muitas associações de criadores, sindicatos e federações. Nossa ideia é que o produtor possa conhecer novas tecnologias e fechar negócios”, diz.

O novo Parque de Exposições Granja do Torto  

A Expoabra também será o momento do lançamento do projeto para o novo PGT. O espaço se tornará o grande centro de desenvolvimento da agropecuária da região centro-oeste.

O plano tem como foco o desenvolvimento do segmento agropecuário por meio de investimentos em inovação tecnológica, pesquisas, capacitação de pessoal, prestação de serviços, produção e comercialização de insumos e material genético. O PGT hospedará a Universidade Senar, de nível superior e técnico, e o Hospital Veterinário PGT, o maior da América Latina para animais de grande porte, além de uma indústria de adubos e fertilizantes naturais.

Inscrições são gratuitas e já estão abertas  

As inscrições para participar da Expoabra Digital já estão abertas e são gratuitas. Os interessados podem se cadastrar pelo site www.expoabra.com.br para ter acesso aos conteúdos durante os quatro dias de exposição.

Confira a programação completa da Expoabra Digital:  

Dia 05/11 – Quinta-feira 

9h – Solenidade de Abertura
11h – Palestra Magna: Competitividade no Ambiente de Negócios
14h – Fórum PGT: Cenários e Perspectivas para o Futuro do PGT
16h – Oportunidades de Negócio para a Agricultura no Distrito Federal
17h30 – Lançamento do Inova AgroBrasília:Controle Biológico de Pragas
16h – O Cavalo como Agente Terapêutico

Dia 06/11 – Sexta-feira 

8h às 18h – Prova de Marcha – Raça Manga Larga Marchador
9h – Emater-DF e PGT como Vitrine Agrotecnológica e de Ater Digital para o Brasil
9h – Avaliação Fenotípica de Reprodutores e Matrizes Zebuínas
10h – A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (SFA-DF) e o Desenvolvimento do AGRO no DF e na RIDE
11h – Operacionalização do Selo Arte
12h – Os Desafios da Mulher no Cooperativismo Agro do DF
14h – Panorama e Futuro da Avicultura no DF e Entorno
14h – Criação das Aves Silvestres
16h – Panorama da Suinocultura do Distrito Federal
17h – Perspectivas, Desafios e Oportunidades para o Leite Brasileiro

Dia 07/11 – Sábado 

8h às 18h – Prova de Marcha – Raça Manga Larga Marchador
9h – Pecuária no Cerrado
9h – Clínica de Biotecnologia da Reprodução
9h às 15h – Feira Segura – Flores e Agroindústria
10h às 18h – Prova de Laço Rápido
10h – A Cinemática da Marcha do Cavalo e Equoterapia
11h – Mercado Orgânico Pós Pandemia
12h – O Papel da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e a Importância do Fomento de CT&I para o Setor Agropecuário
14h – Clínica de Rédeas

Dia 08/11 – Domingo 

9h – Missa sertaneja com o coral São José
8h às 18h – Prova de Marcha – Raça Mangalarga Marchador
9h às 15h – Feira Segura – Flores e Agroindústria

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.