Anvisa libera retorno dos testes com vacina da Johnson & Johnson no Brasil

Estudo clínico estava suspenso no país desde 12 de outubro devido ao desenvolvimento de doença misteriosa em um voluntário americano

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta terça-feira (3/11), permitir a retomada dos testes da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19. O estudo clínico estava suspenso desde o começo de outubro para apurar o caso de um voluntário norte-americano que desenvolveu uma doença não explicada.

Os testes tinham acabado de começar no Brasil quando a aplicação foi interrompida no mundo inteiro – apenas 12 voluntários, todos no Rio de Janeiro, já tinham tomado a injeção –, que pode ser a fórmula ou um placebo.

Em nota, a Anvisa afirma ter avaliado o evento adverso e os dados fornecidos pelo comitê independente que apurou a situação. O órgão concluiu que a “relação benefício e risco se mantém favorável, e que o estudo poderá ser retomado”. A pausa em estudos clínicos em razão de eventos adversos é normal e já ocorreu com outras vacinas, como a de Oxford.

Ainda de acordo com a agência, “caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas previstas nos protocolos para a investigação criteriosa”.

A pesquisa será conduzida em 11 estados e no Distrito Federal e deve recrutar 7.560 voluntários com mais de 18 anos para provar a eficácia da fórmula.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.