Quilombolas do Amapá vão receber a devolutiva da pesquisa nesta quinta-feira (05) em webinar

Dados poderão embasar reivindicação de direitos e políticas públicas para as comunidades quilombolas

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), vão se reunir com lideranças quilombolas e representantes de órgão públicos do Estado do Amapá, no dia 05 de novembro, às 15h, para debater sobre a aplicação dos dados da pesquisa com o intuito de melhorar as condições de vida nos territórios quilombolas amapaenses. Por causa da pandemia, tudo acontecerá virtualmente, em formato de webinar, transmitidos ao vivo pelo Facebook e Youtube.

O estudo inédito no país percorreu 107 quilombos em 6 estados da Amazônia Legal (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.) e mapeou a realidade de mais de 12 quilombos. A iniciativa integra os projetos “Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais” e “Compartilhando Mundos”.

Os dados da pesquisa estão disponível na publicação Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento que pode ser acessada aqui. Mas é possível também acessar apenas os dados do Amapá, aqui.

A iniciativa surgiu da parceria entre Ecam, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), do Google Earth Solidário e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Dentro do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, o estudo contou com capacitações nas ferramentas de Google Earth e Open Data Kit (ODK), para treinar jovens quilombolas nas ferramentas de levantamentos e de mapeamentos. Ao todo, foram capacitadas mais de 230 pessoas, entre os anos de 2017 e 2018.  A necessidade de estudos sobre os quilombolas é fundamental. Existem mais de 16 milhões presentes em mais de 6.000 comunidades pelos Biomas Brasileiros.

Webinar – Ecam e Conaq apresentam devolutiva de pesquisa sobre quilombolas do Amapá

Data: 05/11/2020

Horário: 15h

Participação: Gratuita, não é necessária inscrição prévia

Transmissão ao vivo pelos canais:

Facebook: http://fb.me/conaquilombos

YouTube: http://bit.ly/youtube-conaquilombos

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.