App Detran Digital ganha atualização e passa a ofertar cinco novos serviços

Recanto das Emas, Brasília, DF, Brasil 15/10/2015 Foto: Tony Winston/Agência Brasília O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) multou e apreendeu 1,2 mil veículos sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2015, desde o início da cobrança do novo documento, em 1º de outubro. Na média, mais de 85 veículos são encontrados diariamente pela fiscalização com irregularidades na documentação. Blitz do Detran-DF com suporte da Polícia Militar no Recanto das Emas.

Entre as facilidades estão a conversão de autuação em penalidade, auto de identificação de condutor infrator e mudança de placa

 

O Aplicativo Detran Digital ganhou uma nova atualização e, a partir de agora, passa a ofertar cinco novos serviços para a população do Distrito Federal. São eles: conversão de autuação em advertência; conversão de autuação em penalidade; autoidentificação de condutor infrator; mudança de placa para modelo Mercosul; e recolocação de placa.

Lançado em agosto de 2020, o sistema visa zerar as filas nos postos da autarquia e, assim, oferecer um atendimento presencial mais humanizado tanto para os usuários como para os servidores.

Esses serviços já estavam disponíveis no Portal de Serviços e agora poderão ser acessados também pelo aplicativo, facilitando muito o atendimento ao cidadão – que pode ser atendido de qualquer lugar, e reduzindo a procura pelos balcões da autarquia.

Para se ter noção de como esses serviços eram demandados no balcão de atendimento, de janeiro a setembro deste ano, 56.609 pessoas foram aos postos para realizar autoidentificação de condutor infrator (16.575), conversão de placa para o modelo Mercosul (6.231) e reposição de placa (33.803), por exemplo.

“Temos apostado na tecnologia para facilitar a vida do cidadão que depende de serviços prestados pelo Detran. Nosso objetivo é ampliar cada dia mais as funcionalidades do aplicativo, tirando o condutor ou proprietário de veículo das filas de atendimento e deixando os serviços de balcão apenas para os casos em que não for possível ser realizado a distância”, ressalta o diretor-geral, Zélio Maia.

Atualmente, o App Detran Digital já permite a realização da prova de vida por meio da captura de imagem facial realizada com o próprio celular, sem a necessidade de ir a um posto de atendimento. Com isso, mais funcionalidades puderam ser liberadas sem colocar em risco a segurança do sistema.

“O Detran Digital veio para ficar, modernizar e inovar. Cada vez mais o cidadão poderá acessar os serviços de onde e quando ele quiser. Nos próximos meses, teremos mais 20 novos serviços de maneira fácil e rápida e, até o final de 2021, poderão ser realizados 80 serviços pelo portal e pelo aplicativo”, comemora o diretor de Tecnologia, Fábio Jacinto.

Serviços disponíveis no App:

  • Agendamento de atendimento presencial;
  • Alteração de endereço da CNH;
  • Alteração de endereço de veículo;
  • Autoidentificação de condutor infrator;
  • Autorização de estacionamento para idoso;
  •  Consulta CNH;
  • Consulta processo de habilitação;
  • Consulta veículos;
  • Conversão de autuação em advertência;
  • Conversão de autuação em penalidade;
  • Emissão de CRLV-e;
  • Emissão de 2º via de CRV (DUT);
  • Mudança de placa modelo Mercosul;
  • Recolocação de placa;

Com informações da Agência Brasília

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.