Dicas incríveis para organizar a sua sala de estar

0

Às vezes, sentimos que precisamos redecorar um ambiente, pois ele deixou de ser funcional ou bonito e confortável. No entanto, em alguns casos, uma pequena organização já pode ser o suficiente para mudar essa situação.

Se este é o seu caso, e você anda sentindo que a sala de estar da sua casa anda meio desconfortável e até um pouco caótica, vale a pena pensar em organizá-la antes de começar uma reforma.

Neste artigo mostraremos algumas dicas incríveis para organizar a sua sala de estar de uma maneira simples e barata. Acompanhe.

Veja 11 dicas incríveis para organizar a sua sala de estar

  1. Livre-se do que não lhe serve mais

Pode parecer uma dica estranha, mas muitas pessoas possuem o hábito de acumular itens que não são mais usados. Isso, além de ocupar um espaço que poderia ser aproveitado de uma maneira mais funcional, ainda pode dar a impressão de desorganização.

Por isso, o primeiro passo para organizar a sua sala de estar é se livrar de todos os objetos e móveis que não possuem mais serventia, ou mesmo não fazem mais sentido na sua decoração ou para você.

  1. Defina bem o espaço

Definir visualmente bem os espaços da sua casa lhe ajudará a criar um clima desejado para cada um deles, além de trazer uma sensação maior de organização. Portanto, mesmo que você tenha uma sala de estar pequena, é importante considerar esse conceito, especialmente se ela for integrada com outro ambiente – como a cozinha, ou uma área de home office.

Uma boa maneira de definir o espaço da sala de estar é usando os próprios mobiliários já existentes. Detalhes como tapetes e pinturas na parede também podem ajudar a dividir esses ambientes e trazer mais organização.

  1. Opte por móveis funcionais

Definitivamente, a melhor maneira de organizar a sua sala de estar é contando com móveis funcionais, que além de integrar a decoração do ambiente, ainda possuem uma utilidade, seja como espaço de armazenamento, ou apoio para refeições e atividades.

Um bom exemplo de móvel funcional são os puffs que servem como assento extra, apoio para os pés, e ainda possuem um espaço interno, como uma espécie de baú. Outro exemplo de móvel funcional são as mesas de centro que possuem gavetas e compartimentos de armazenamento.

  1. Cestos e caixas organizadoras

Pode parecer uma dica meio óbvia, mas as caixas organizadoras são excelentes para esconder aqueles objetos necessários no dia a dia que acabam trazendo sensação de bagunça, especialmente se você não possuir um móvel com gavetas na sua sala de estar.

Existem caixas organizadoras em diversos modelos e tamanhos, além de inúmeros tutoriais que ensinam a fazê-las, o que tornará muito mais fácil combiná-las na sua decoração.

  1. Objetos decorativos com espaço de armazenamento

Se você é do tipo de pessoa que possui muitas coisas pequenas ou médias para serem guardadas, como cabos eletrônicos, por exemplo, optar por objetos decorativos como potes de vidro, latas e caixas de madeira que possuam um espaço de armazenamento também pode ser uma boa escolha.

  1. Aproveite as paredes

As paredes podem ser muito mais que apenas um espaço para pendurar quadros e pôsteres. Elas podem ser usadas para fixar objetos como prateleiras, ganchos e organizadores verticais que, além de decorar, podem ajudar a organizar itens como livros, CD’s, DVD’s, porta-retratos e muito mais.

Tudo dependerá da sua necessidade. As possibilidades de estilos, cores e formatos, assim como de uso, são imensas.

  1. Mantenha os cabos eletrônicos em ordem

Se você tem muitos equipamentos eletrônicos na sua sala de estar, é importante também estar atento à organização de seus cabos. Além de etiquetar todos eles para tornar a manutenção mais simples, vale a pena investir em maneiras de escondê-los.

Uma boa maneira de fazer isso é criar tomadas atrás dos próprios equipamentos ou de outros móveis como o rack. Mas se isso não for possível, você pode investir em saídas como painéis, vasos decorativos para guardar os fios, ou até mesmo canaletas para escondê-los.

Acredite, apesar de isso ser apenas um detalhe, fará uma diferença enorme na organização da sua sala de estar.

  1. Mantenha os controles remoto à vista

Essa dica está atrelada a anterior, afinal, quem possui muitos equipamentos eletrônicos, também possui muitos controles remotos. Assim como no caso dos cabos, vale a pena etiquetá-los para que nem você e nem suas visitas se confundam.

Além de identificá-los, você pode contar com uma caixinha, ou um suporte preso ao braço do sofá, por exemplo, para guardá-los. Isso ajudará a evitar que eles se percam pela casa.

  1. Mantenha sua sala sempre limpa

Incluir a limpeza da sala na sua rotina diária lhe ajudará a manter as coisas sempre em ordem. Por isso, sempre que possível, procure passar um pano nos móveis ou apenas varrer o chão, pois você automaticamente acabará organizando tudo que está fora do lugar.

  1. Plantas são muito bem-vindas

Se você gosta de plantas, vale a pena colocar algumas delas na sua sala de estar. Além de embelezarem, trazer vida e conforto ao seu ambiente, elas também lhe ajudarão a manter o ambiente organizado.

Afinal, elas precisam de cuidados diários e a atenção às necessidades delas lhe ajudará a estar mais atento à organização e manutenção do espaço como um todo.

  1. Tenha na sala apenas o que pertence a ela

Por fim, mas não menos importante, procure manter na sala apenas os objetos que pertencem a esse espaço. Se você possui um escritório separado, evite acumular documentos, papéis, livros e outros objetos que não pertençam ao espaço.

Seguindo essas 11 dicas incríveis para organizar a sua sala de estar, certamente você conseguirá criar um espaço bonito, confortável, funcional e muito organizado. Vale lembrar que todas essas dicas podem ser aplicadas a qualquer estilo de decoração, basta que você esteja atento aos detalhes.

anuncio patrocinado