Saúde bucal: 7 hábitos indispensáveis para cuidar da sua saúde bucal

0

Desde a infância somos ensinados a escovar os dentes três vezes ao dia para mantê-los limpos e saudáveis. Contudo, existem outros hábitos indispensáveis quando falamos sobre saúde bucal.

 

Apesar de os consultórios odontológicos estarem cada dia mais otimizados para realizar diversos tratamentos, a prevenção ainda é o melhor caminho para manter seus dentes bonitos.

 

Neste artigo iremos reforçar quais os hábitos bucais são indispensáveis no seu dia a dia.

  1. Escolha os produtos apropriados

O mercado odontológico tem evoluído a cada dia, e para ter um tratamento eficaz para os seus dentes é crucial realizar a escolha adequada dos produtos que serão utilizados.

 

Hoje você pode escolher desde uma pasta que ajuda no clareamento até aquela que atua no combate ao tártaro, sendo que cada uma será usada para atender esses cenários em específico. 

 

Do mesmo modo, há produtos que prometem atender cenários mais amplos e complexos, como ambas as soluções trazidas (clareamento e tártaro).

 

De preferência a pasta de dentes que tenha flúor, um grande aliado para a reparação do esmalte dos dentes.

 

Contudo, se você possui interesse em utilizar enxaguante bucal ou escovas elétricas, realizar uma consulta com o auxílio do seu convênio dentário  é fundamental para receber as melhores orientações.

  1. Escove os dentes após cada refeição

Não é apenas para manter um hálito fresco, escovar os dentes regularmente após cada refeição é o seu maior aliado contra as cáries e bactérias que podem se alojar em sua boca.

 

Sabemos que na correria do dia a dia algumas escovações acabam sendo dispensadas para ‘’economizar tempo’’, mas priorize a escovação nas alimentações principais: café da manhã, almoço e jantar.

  1. Visite o dentista regularmente 

Visitar um dentista não é importante apenas ao sentir alguma dor ou diante do surgimento de alguma mancha. O ideal é visitá-lo no mínimo duas vezes ao ano.

 

Isso porque quanto mais rápido um problema é localizado mais rápido ele é solucionado, e ter a avaliação regular de um profissional é uma das principais receitas para uma saúde bucal excepcional!

 

Pensando nisso, realizar uma busca sobre os convênios odontológicos da região na qual você mora pode se tornar mais importante do que nunca.

 

Levando em conta que com a ajuda de um convênio as consultas podem ser agendadas para datas mais próximas e os valores de possíveis procedimentos podem sair mais em conta no seu orçamento.

  1. Utilize o fio dental

Esqueça aquele hábito antigo de palitar os dentes pois ele pode trazer problemas seríssimos a sua gengiva.

 

Assim, a melhor ferramenta para limpar entre os dentes de maneira segura e sem dor é a fita dental.

 

É normal sentirmos a famosa preguiçinha ao pensar em utilizar a fita dental, porém ela é o único capaz de tirar todo o resto de comida que ficam entre os dentes.

 

De preferência, realize o uso antes da escovação, para que assim a escova percorra com maior facilidade nos vãos entre os dentes.

  1. Evite guloseimas

Doces, guloseimas e bebidas repletas de corantes são um prato cheio para as cáries, que causam fortes dores nos dentes.

 

Não existe problema algum em comer doces em ocasiões especiais, mas evite o consumo excessivo desses verdadeiros vilões para seus dentes e gengivas.

 

Mais ainda, sempre que comer um docinho não esqueça de escovar os dentes com atenção e usar o fio dental.

  1. Não adie a escovação noturna

Você teve um dia cansativo no trabalho, pegou um trânsito enorme para chegar em casa e quase nem jantou de tão cansado.

 

Após tomar um banho quentinho, você veste o seu pijama, deitada em sua cama, olha suas redes sociais e aí o sono bate, certo? 

 

Neste momento você vai sentir uma preguiça de levantar da cama, ir até o banheiro, escovar os dentes com aquela água fria e deitar na cama novamente, mas essa tarefa é essencial. Uma sugestão para isso é já criar um ritual de higienização, seguido do banho.

 

Em consultas de rotina por convênio odontológico o médico irá reforçar que a escovação noturna é primordial para manter a saúde dos dentes.

 

Isso porque durante a noite nossa boca se torna úmida, quente e escura, além de diminuir a manutenção desse líquido. Ou seja, o ambiente favorito das cáries e bactérias.

 

Se você dorme por oito horas, será por oito horas que esses monstrinhos irão abalar a sua saúde bucal, gerando dores, mau hálito e desconfortos. Por isso não esqueça jamais de escovar os dentes antes de dormir!

  1. Realize uma escovação adequada

Muitas vezes os profissionais de um convênio dental mencionam a importância de escovar os dentes com precisão e os pacientes podem confundir essa palavra com força, gerando lesões nas gengivas.

 

É importante entender que precisão significa atenção e firmeza ao realizar cada movimento na escova, mas não possuem relação nenhuma na força com que as sardas passarão pelos dentes.

 

Em todas as escovações do seu dia analise se não houve alterações no céu da sua boca, na língua ou nas gengivas, as menores alterações possíveis necessitam de atenção.

 

Pode ser uma afta, machucado esbranquiçado, ferimento pequeno ou manchas, qualquer um deles deve ser avaliado por um profissional da área odontológica para garantir a sua segurança e bem-estar físico.

 

Seguindo essas dicas de uma escovação completa e indo a consultas frequentes com seu cirurgião dentista, as suas chances de desenvolver problemas maiores como gengivite são quase nulas. 

 

Para ter um sorriso bonito a saúde dos dentes está em primeiro lugar, lembre-se que o seu sorriso é o seu cartão de visitas.

 

Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto.

anuncio patrocinado