Veja 8 dicas para levantar renda ou ganhar um dinheiro extra na crise

Muitos profissionais perderam o emprego, tiveram o salário reduzido ou ficaram sem renda na pandemia. Essas atividades podem ajudar

 

A instabilidade econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus vem afetando a vida financeira de muitos brasileiros, seja por redução da jornada de trabalho e, consequentemente, do salário, ou perda de emprego ou de renda.

Como garantir uma renda extra ou desempenhar uma nova atividade para manter o orçamento da casa no azul?

Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), diz que é preciso planejamento.

“Parece difícil, pois a crise está horrível, mas é possível ter renda extra na crise. Um ganho a mais pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos.”

Reinaldo Domingos

A educadora financeira Teresa Tayra dá outra dica: “olhe para as necessidades dos seus clientes.

“Talvez você não esteja conseguindo vender o seu produto, mas possa ajudá-lo de outra forma.”

Teresa Tayra

Domingos e Teresa sugerem algumas atividades para quem deseja ou precisa gerar renda durante a pandemia.

1 Reduzir gastos

A primeira ação não é necessariamente um trabalho, segundo Domingos, mas um planejamento: reduzir os gastos e conseguir uma folga no orçamento.

“Economizar também é uma renda extra. Na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.”

2 – Hora de desapegar

Separe objetos que não utiliza e que estejam em bom estado. Anuncie tudo em sites de vendas on-line.

Faça uma faxina geral em casa e veja do que é possível desapegar: roupas, eletros-eletrônicos, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importante.

“Essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra, existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.”

3 – Dotes culinários

Gosta de cozinhar? Qual a sua especialidade? Doces, tortas, bolos ou comida do dia a dia? É hora de resgatar suas receitas preferidas e começar a produzir.

A quarentena alterou a rotina de muitas pessoas. Quem fazia as refeições em restaurantes e hoje mantém a mesma carga de trabalho no home office, está utilizando o delivery para se alimentar sem comprometer o trabalho ou sair de casa.

Você pode preparar refeições ou algum doce, salgado e divulgar em suas redes sociais, grupos do condomínio, para amigos e família.

4 – Serviço de entrega

Se a situação financeira estiver muito apertada, talvez seja válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais.

Por exemplo: entrega de aplicativos

“Os aplicativos de entregas estão em alta, e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar realizar esse tipo de ação”, orienta Domingos.

5 – Confeccionar máscaras

A máscara de proteção vem gerando renda para muita gente. Alguns magazines, inclusive, estão cadastrando empreendedores para esse tipo de venda.

6 – Vagas em supermercados, farmácias e hospitais

Para quem não faz parte dos grupos de riscos e pode sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

7 – Venda de serviços online

Se você presta algum serviço ou tem habilidades que podem ser exercidas de forma on-line, é hora de investir no seu potencial. A seguir, algumas atividades  para fazer em casa e oferecer pela internet:

– Artesanato;
– Costura;
– Elaboração de convites;
– Atividade física;
– Recreação:
– Aulas de idiomas;
– Aulas de reforço para as crianças que estão em férias antecipadas;
– Edição de fotos;
– Produção gráfica e muitos outros.

8) Reparos

Algumas atividades exigem mais aptidão pessoal do que dinheiro.

Se você tem um lado “faz tudo” e domina a área de reparos em geral, jardinagem e pintura, pode ser uma boa começar um negócio nesse segmento.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.