O que devo saber sobre atendimento online?

Durante os últimos meses, o distanciamento social, provocado pelo surgimento do coronavírus Covid-19, provocou mudanças estruturais em diversas atividades profissionais.

Muita coisa que antes só era possível por contato direto foi obrigada a digitalizar-se, e essa situação chegou ao universo da psicologia com os atendimentos online.

 

Ah, mas como vou conseguir captar elementos não textuais importantes do meu paciente?

 

Esta é uma questão muito significativa que escuto de alguns psicólogos e eles têm razão. Normalmente, a nossa tendência é de se defender diante do desconhecido.

 

É importante ressaltar que a tecnologia evoluiu muito nos últimos 20 anos. Hoje já é comum o discurso de carro autônomo, casa inteligente, cirurgia com médicos distantes, por que seria diferente nos consultórios?

 

Ao entender que a evolução é inevitável, você dará um passo importante neste novo cenário para ter uma expansão no seu campo de atuação. Já imaginou atender pacientes em outros idiomas?

 

É, as portas foram abertas, cabe a você adaptar-se a esta realidade.

 

Regulamentação do Conselho Federal de Psicologia

Em 2018, uma portaria emitida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu as normas, permissões e proibições do atendimento online.

 

O regulamento define que as consultas podem ser:

 

  • em tempo real;

  • atendimento posterior.

 

O primeiro caso serve para atendimento online em que o paciente e o profissional estejam em comunicação direta, como uma videoconferência, por exemplo. Todas as perguntas e respostas são feitas em tempo real.

 

Já o segundo cenário serve para perguntas e respostas que são feitas por chat, por aplicativo ou e-mail, mas que o psicólogo ou o paciente só vá interagir depois de um tempo.

 

Porém, nos dois casos, de acordo com o CFP, o psicólogo é responsável por toda o sigilo do atendimento. Por isso, o ideal é que o profissional que atue de forma isolada contrate uma sistema de CRM para empresas para fazer o controle das atividades dos pacientes de forma criptografada.

 

O que o CFP veta?

A mesma regulamentação do Conselho estabelece algumas situações em que o contato humano deve ser prioritário. De acordo com o órgão, é proibido:

 

  • Atendimento em que houve alguma situação de violência ou violação de direitos

  • Atendimento em que houve alguma tragédia

  • Atendimento em situações de urgência ou de emergência

  • Atendimento em que o psicólogo esteja no exterior

 

Além destes quatro tópicos acima, o Conselho Federal de Psicologia é bem firme na questão do sigilo da terapia. O CFP deixa bem claro que toda a responsabilidade por preservar a segurança do atendimento cabe ao profissional.

 

Essa determinação quanto ao sigilo obriga paciente e terapeuta a estabelecer um código de confiança que evite qualquer tipo de gravação das consultas, sob o risco de ter problemas no futuro.

 

Bom, já sei o que pode, o que não pode, como posso começar a fazer atendimento online?

 

Sobre este assunto, abaixo vou apresentar uma série de etapas que você pode seguir para oferecer uma experiência legal para o seu paciente na terapia online. Vamos lá!

Cinco segredos para um bom atendimento online

Este é um novo ambiente e vocês dois não terão total controle sobre interferências e mesmo falha em conexão. A experiência é nova e também pode gerar uma certa distração no início, mas com foco, logo ambos vão perceber que o atendimento online é uma forma bem eficiente para economizar tempo e ser mais efetivo.

Seja um bom ouvinte, mas estimule o paciente

O atendimento pode ser via chat ou mesmo via vídeo, em tempo real, e é muito importante ouvir o paciente com atenção para um diagnóstico mais preciso. Porém, em algumas situações, a pessoa do outro lado estará “travada”, é dever seu estimular a sua participação com questionamentos nos momentos certos.

 

Este tipo de recurso vai evitar que o paciente se sinta largado e sem acompanhamento, coisa que não é percebida no mundo real. Se o atendimento online for via chat, de tempos em tempos envie uma mensagem informando que está acompanhando o desabafo, que está atento e fazendo suas anotações.

 

Evite textos em caixa alta

Parece coisa boba, mas a escrita em caixa alta transmite um ar de arrogância e superioridade e costuma deixar algumas pessoas acuadas. Logo, o paciente retraído terá ainda mais dificuldade em seu tratamento.

 

Mesmo que a pessoa do outro lado envie mensagens em caixa alta (tudo maiúsculo), contorne a situação e escreva sem dar a sensação de que está gritando com ela.

Atenda com proximidade

A boa educação e cordialidade devem sempre partir de você. Trate o paciente com proximidade, faça conexões com a realidade dele para que ele se sinta “abraçado” por você em suas diversas questões do dia a dia.

 

Ter uma comunicação superficial e automática só vai afastá-lo e pode fazer com que ele nunca mais tenha uma consulta com você.

Estabeleça dias e horários de atendimento

O paciente do outro lado coloca em sua agenda o dia e o horário em que falará novamente com você e vai se preparar emocionalmente para esse momento. Existe aqui um início de uma confiança e de uma segurança na relação entre paciente e terapeuta.

 

Esse início da relação é bem complicado, pois o paciente procurou o seu atendimento por encontrar dificuldade em alguma situação da sua vida. Ele está se abrindo e pode se fechar totalmente se achar que existe uma falta de interesse do seu lado.

 

Atrasos e adiamentos vão passar uma imagem não profissional e pode fazer com que ele saia ainda pior do que quando começou a fazer o atendimento com você. Tenha ciência da sua responsabilidade!

Acompanhe o histórico do paciente

 

A cada atendimento você vai fazer anotações e recomendações ao paciente. Mas em que local vai armazenar isso? Você pode usar algum software ou uma planilha para fazer o controle dos clientes atendidos em seu consultório.

 

Em atendimentos recorrentes, entre no histórico do cliente e leia todas as anotações para avaliar os próximos passos na terapia. Evite armazenar tudo na sua cabeça ou em cadernos que podem se perder.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.