Covid-19: 5% disseminaram para 80% dos infectados, diz estudo

Pesquisa realizada na Índia revelou ainda tendência de queda de morte após os 65 anos e facilidade das crianças em contrair e espalhar a doença

 

Um estudo sobre a covid-19 realizado por pesquisadores indianos e norte-americanos na Índia, que tem mais de 6 milhões de casos da doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, publicado na revista científica Science trouxe à tona informações relevantes não apenas para a Índia, mas também para outros países de baixa e média renda.

Entre as descobertas estão que a média de tempo de internação antes da morte na Índia foi de cinco dias, sendo duas semanas nos Estados Unidos, e redução na tendência de morte acima dos 65 anos. Além disso, o grande potencial de crianças serem contaminadas e espalharem a doença. E ainda que um pequeno número de pessoas é responsável por disseminar a grande maioria das novas infecções.

Os pesquisadores descobriram que 71% das pessoas não haviam transmitido o coronavírus a ninguém e apenas 5% das pessoas foram responsáveis ​​por 80% das infecções detectadas pelo rastreamento de contatos.

A pesquisa ressalta que embora o número de casos seja enorme, já que se trata de um país muito populoso, a taxa de incidência, assim como muitos países de baixa renda, inclusive na África, é menor que países a Europa e nos Estados Unidos. O número de mortes também é relativamente baixo se comparado com os países ricos.

O estudo foi realizado nos Estados de Andhra Pradesh e Tamil Nadu, no Sul do país, que estão entre os que apresentam mais casos e estão bem equipados para lidar com a doença, segundo a pesquisa. Os 127,8 milhões de habitantes representam aproximadamente 10% da população total do país.

Os pesquisadores rastreram mais de 3 milhões de pesssoas que tiveram contato com os 435 mil casos da doença. Esses dados de rastreamento revelaram que as pessoas infectadas primeiro – conhecidas como casos-índice – eram mais propensas a ser do sexo masculino e mais velhas do que seus contatos. Homens são mais propensos a se expor em situações de risco de infecção e de manifestarem sintomas, diz o estudo.

A pesquisa também analisou a disseminação sob o critério de idade e sexo e concluiu que pessoas infectadas tendem, em geral, a espalhar o vírus para pessoas de idades semelhantes. Por exemplo, mais de 5.300 crianças em idade escolar haviam infectado 2.508 contatos de idade semelhante.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.