Enem: estudantes terão mais uma semana para inserir foto no sistema

Candidatos tiveram problema para inserir foto no sistema e agora terão até 8 de outubro para atualizar o perfil

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para que os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 possam inserir a foto pessoal no sistema. O prazo agora será até a próxima quinta-feira (8/10) às 23h59. A foto desse ser inserida pela Página do Participante.

Nesta quinta-feira (1°/10), os usuários relataram problemas para colocar a foto no sistema. Esta quinta era o último dia para fazer a atualização. O Inep exige que a foto mostre o rosto inteiro do participante, seja nítida, recente, em ambiente iluminado e sem acessórios, como óculos de sol, chapéu, boné ou touca.

De acordo com o Inep, o prazo foi prorrogado devido a quantidade acessos que a página recebeu em um único dia. Quem já fez a atualização não precisa fazer de novo.

O Enem 2020 está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Mobilização das redes sociais

Na tarde desta quinta-feira (01/10), a falha no sistema do Inep gerou irritação dos candidatos que tentavam enviar a foto pela Página do Participante. Muitos deles expressaram a indignação no twitter, o que levou o termo Inep aos assuntos mais comentados da rede social no Brasil. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que durante a tarde divulgou amplamente as reclamações dos estudantes, convocou um twittaço com a hashtag #ResolveInep às 19h desta quinta-feira.

No início da noite a União Nacional dos Estudante (UNE) e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) se juntaram à Ubes e deram coro à reclamação dos inscritos por meio de nota em que solicitaram a prorrogação do prazo. “Quem tentou cadastrar sua foto na inscrição do Enem 2020 cansou de ver mensagens de falha, neste 1º de outubro, e não pode de forma alguma ficar de fora da principal avaliação do ensino médio devido à precariedade do sistema do órgão do Ministério da Educação”, exigiu.

“Nós, das entidades estudantis nacionais, recebemos uma série de relatos semelhantes sobre dificuldades no cadastro ao longo do dia e sabemos da angústia que estudantes vivem neste momento”, afirmaram as entidades em trecho. “O Enem é o principal acesso democrático ao ensino superior no Brasil e é revoltante que, desde maio, precisemos lutar pelo simples direito de fazer a prova em condições adequadas.”

Com o anúncio, a Ubes foi às redes sociais comemorar a decisão e atribui a mudança à mobilização dos estudantes. Confira a postagem:

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.