Inflação e desemprego derrubam a confiança do consumidor, aponta CNI

Estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em seu Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), aponta que sem setembro de 2020 o consumidor está bem desconfiado, principalmente quando comparado com os indicadores de dezembro de 2019.

Esse cenário é reflexo dos efeitos da pandemia sobre a economia de uma forma geral.

Em setembro de 2020 o INEC ficou em 42,8 pontos, abaixo da média histórica de 46,1 pontos e, do último resultado disponível, de dezembro de 2019. O dado varia de 0 a 100, sendo que valores abaixo de 50 são negativos.

“Os consumidores estão pessimistas com relação à evolução futura dos preços, do desemprego e de sua renda. O aumento de preços em produtos específicos, sensíveis para o consumidor, está afetando a percepção do poder de compra e contaminando suas expectativas”, avalia o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O desemprego em alta junto com a inflação são alguns dos fatores que elevam esse medo na população.
O comércio voltou a funcionar, o setor de serviços ainda em pequena movimentação e com a construção civil voltando a crescer a demanda por profissionais especialistas em slump test, concreto armado, gesseiros, carpinteiros, movimentando as pequenas cidades, é bem provável que o próximo levantamento já aponte dados positivos.
A confiança está abaixo da linha de 50 pontos e de suas respectivas médias históricas em todos as faixas de renda familiar. A queda do INEC na comparação com dezembro de 2019 foi maior entre os consumidores com as maiores faixas de renda. No entanto, a confiança ainda é menor entre os mais pobres. Também caiu entre os mais instruídos.

No recorte por região, a queda do INEC foi maior no Sudeste, que também se distancia das demais regiões, com 41,6 pontos. A confiança de todas as regiões recuaram na comparação com dezembro de 2019.

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