Conheça cinco benefícios na Fisioterapia Geriátrica

 

A atividade promove a saúde e o bem-estar, trazendo o desenvolvimento e a reabilitação de funções motoras. Para os idosos, a prática trabalha com nervos, ossos e articulações

Brasília, 29 de setembro de 2020  Em abril deste ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV Social) contabilizou que 10,53% da população brasileira possuía 65 anos ou mais. Comparado a 2012, houve um aumento de 20% de pessoas que alcançaram a Terceira Idade. Para valorizar a vida do idoso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 1º de outubro como a data internacional para esta geração.  Apesar de muitas pessoas temerem a idade matura, especialistas garantem que é possível envelhecer com qualidade de vida.

Conhecida como uma atividade capaz de promover a saúde e o bem-estar, a fisioterapia é bastante procurada para desenvolver e reabilitar as funções motoras de diferentes idades. Juliana Pires, fisioterapeuta da clínica Salus Ortopedia, explica que, para a terceira idade, há um papel muito importante para ser desenvolvido pela prática. “Ela tem o foco de trabalhar e estimular os nervos, ossos e articulações. O profissional busca prevenir possíveis patologias, corrigir e recuperar a função musculoesquelética”, pontua.

Apesar das inúmeras atividades, a fisioterapia varia de acordo com as limitações de cada paciente. Segundo a profissional, com a prática, é possível:

1. Aumentar a força;

2. Trabalhar com o equilíbrio;

3. Desenvolver a flexibilidade;

4. Potencializar a coordenação motora; e

5. Prevenir o risco de quedas.

Os exercícios também são benéficos para diferentes tipos de doenças. “Idosos com Alzheimer, histórico de AVC ou outros problemas cardiovasculares podem buscar o método para incluir na rotina dos demais tratamentos para a patologia. É uma ação multidisciplinar. Aos que estão em recuperação de cirurgias ou que sofrem de problemas que limitam a mobilidade e funcionalidade dos membros, as sessões são, igualmente, indicadas”, informa.

Todavia, a profissional reitera que, para cada necessidade, será desenvolvido um plano de aula particular. Por isso, é fundamental uma avaliação minuciosa para verificar as maiores dificuldades do idoso. Dessa forma, é possível desenvolver um trabalho especial para queixas específicas.

“Podemos dizer que, de modo geral, a fisioterapia consiste em alongamentos; mobilização articular; e fortalecimento dos membros mais acometidos. Além disso, também é possível indicar e orientar correções posturais e melhorias para o dia a dia no leito. Mas, claro, as sempre de acordo com a realidade do paciente.”, complementa.

Juliana ainda informa que, muitas vezes, a fisioterapia é procurada para o tratamento de limitações comuns entre os idosos. A maioria diz respeito à falta de equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e fraqueza muscular. Esses problemas podem acarretar em quedas perigosas que, normalmente, são ocasionadas pela perda de massa muscular.

“Quando a atividade é realizada de maneira correta, os resultados são incríveis. É importante também mantermos os idosos motivados. Sempre aconselhamos que eles tenham uma vida ativa, realizado exercícios físicos com uma dieta equilibrada. Essas pequenas mudanças na rotina são determinantes para uma boa qualidade de vida”, conta a fisioterapeuta.

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos no local de fraturas, luxações, tendinites e/ou bursites.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, Ortopedia, Drenagem Linfática Pós-cirúrgica.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, com muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937
Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186
Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.