MARIA SABINA E A PÊIA ESTÁ DE VOLTA DESAFIANDO A HIPOCRISIA

 Banda brasiliense lança “Brincando com Fogo” em oito faixas alegres e libertárias, que debocham das convenções sociais. Disco, financiado pelo FAC, chega acompanhado do vídeo “Acima do Bem e do Mal”



Uma banda liderada por mulher porreta como o fogo que agita e estremece. Esse é o quarteto brasiliense Maria Sabina & a Pêia, que está lançando virtualmente o primeiro álbum cheio, “Brincando com Fogo”, produzido por Adalberto Rabelo Filho com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC). Simultaneamente chega também o videoclipe “Acima do Bem e do Mal”, dirigido por Lyanna Soares, música inspirada no livro “Além do bem e do mal”, do filósofo alemão Nietszche, que trata da capacidade que algumas pessoas têm de realizar seus objetivos por se comportarem de forma original, sem se importar com questões morais, pois estão acima de dogmas socialmente construídos. “Brincando com Fogo” está disponível para audição no canal oficial youtube.com/user/bandamariasabina e em diversas plataformas de streaming. E “Acima do Bem e do Mal” pode ser visto em youtube.com/watch?v=6pid2nKyZFE

É assim, desafiando as “convenções sociais” e com influências que vão de Mundo Livre S/A a Motörhead, que Maria Sabina (voz e cavaco), Bruno Sodré (guitarra), Bil (baixo) e Éveri Nascidade de Si (backing vocal, sintetizador e violão) apresentam oito faixas que falam de tudo o que é turbulento: psicoativos, traição, viagem astral, revolução, paixão avassaladora, deserção militar. No álbum eles contam com o auxílio luxuoso dos músicos Thiago Cunha (bateria), Mariano Toniatti (percussão), Dinho Lacerda (percussão) e Ju Cardoso (backing vocal), em trabalho gravado entre junho e agosto de 2019 no estúdio brasiliense Sala Fumarte, com engenharia de som de Breno Brites, mixagem de Guilherme Negrão e masterização em São Paulo de Alexandre Fontanelli.

“Brincando com Fogo” é uma frase que sugere ação alegre e destemida em meio ao ambiente turbulento, onde confissões altivas de uma mulher original soam divertidas e ousadas. Num país inundado por fake news e discursos hipócritas, Maria Sabina & a Pêia mantém sua característica irreverente e se diverte disparando mensagens de “true news” em canções que alertam para “caras inocentes” e para o fato de que “todo mundo é corno” (leia o “faixa a faixa” abaixo)“Utilize o fogo do conhecimento roubado dos deuses por Promethéus e dado de presente aos humanos. Divirta-se e não peça licença neste momento tenso e arriscado. Nós brincamos com fogo porque é divertido ser gente, porque o fogo queima, mas também regenera, e não temos medo de nos renovar. Porque algo tem que ser destruído para o novo nascer. A iluminação que vem do cerrado de dentro do Daime, Maria Sabina & a Pêia vêm pra te mostrar. O fogo é pêia de ayuasca, é a fonte da luz que nos cria e nos destrói. E tudo levamos na diversão. Brincar com fogo é ato de afirmação, de confiança e otimismo. É fazer questão de não perder a alegria e de zoar”, escreve a banda em tom de manifesto libertário.

SOBRE A BANDA

Maria Sabina & a Pêia se formou em 2015 e no ano seguinte estabilizou a atual formação com Maria Sabina (voz e cavaco), Bruno Sodré (guitarra), Bil (baixo) e Éveri Nascidade de Si (backing vocal, sintetizador e violão). Em 2017 lançou o EP “Tempo Arruaceiro”, com cinco faixas, mesmo ano em que se apresentou no Festival Porão do Rock. Em 2018 foi a vez do single “Potente Amor”. O entrosamento e a amizade entre os componentes foi fundamental para a concepção do álbum “Brincando com Fogo”, cujo lançamento tinha sido adiado por causa da pandemia da Covid-19. Músicas como “Acima do Bem e do Mal” já vinham sendo tocadas pela banda desde 2015. “Não é todo dia que uma mulher tocando um cavaquinho com atitude punk, inspirada em Patti Smith, surge na sua vida. Então deixe de ser imbecil, pare de seguir tudo que é logaritmo e ouça pra ver no que dá. Boto minha mão no fogo que você vai gostar”, desafia o quarteto liderado pela porreta Maria Sabina.

FAIXA A FAIXA

“A desertora” trata da visão feminina a respeito do falido modelo de família e de trabalho impostos pela sociedade patriarcal. A partir da visão de um soldado desertor do Exército, uma instituição também extremamente rígida, uma mulher decide desertar de sua vida oprimida também.
“Abalo sísmico” é uma declaração de rendição a um amor surpreendente, inesperado, mas que é celebrado e comemorado.
“Acima do bem e do mal” é inspirada no livro “Além do bem e do mal”, de Nietszche, que trata da capacidade que algumas pessoas têm de realizar seus objetivos por comportarem-se de forma original, sem se importar com questões morais, pois estão acima de dogmas socialmente construídos.
“Cara de inocente” é um deboche sobre os supostos “cidadãos de bem”, sobre pessoas que vendem uma imagem de si próprias que não condiz com a realidade.
“Guerreiros Reluzentes” fala de um povo existente no mundo metafísico, seres superiores que cantam e dançam animando o mundo astral.
“Todo mundo é corno” é uma sátira das atuais canções sertanejas, que exploram a infidelidade numa sociedade hipócrita. A música desconstrói a importância da traição nos relacionamentos, uma vez que todo mundo é corno.
“Santa Tecnologia” é uma música romântica, atual sobre os problemas do distanciamento, que a tecnologia consegue resolver apenas em partes.
“Manual de Resistência Cerebral” questiona a situação real da existência humana de forma solene e enérgica, homenageando o “Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano”, de Carlos Lamarca.


SAIBA MAIS

facebook.com/mariasabinabandabrasilia
youtube.com/user/bandamariasabina
instagram.com/mariasabinaeapeia
open.spotify.com/artist/5y7CnBd0ySCGzB87HWUxUo

CONTATOS
mariasabinabanda@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Maria Sabina & A Pêia:
Maria Sabina (voz e cavaco)
Bruno Sodré (guitarra)
Bil (baixo)
Éveri Nascidade de Si (backing vocal, sintetizador e violão)

Músicos de apoio:
Thiago Cunha (bateria), Mariano Toniatti (percussão), Dinho Lacerda (percussão) e Ju Cardoso (backing vocal)

“Brincando com Fogo”
Produção do álbum: Adalberto Rabelo Filho
Mixagem: Guilherme Negrão
Masterização: Alexandre Fontanelli
Engenharia de som: Breno Brites
Ilustrações: Willen Teófilo
Design gráfico: João Gabriel e Willen Teófilo
Fotos de divulgação: Rafael Novak
Produzido com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do DF (FAC-DF/2018)

“Acima do Bem e do Mal”
Direção do videoclipe: Lyanna Soares
Participações: Victor Babu Lizarraga, José Carlos Emídio e Bárbara Batista

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.