Covid: mais de 60 países ricos se unem a mecanismo de acesso mundial à vacina

Estes incluem os compromissos da Comissão Europeia, em nome dos 27 países membros da UE, mais a Noruega e a Islândia

 

Mais de 60 países ricos, exceto China e Estados Unidos, aderiram ao dispositivo da OMS para facilitar o acesso dos países pobres à vacina contra o coronavírus, de acordo com a lista publicada nesta segunda-feira.

Com muitos países sem recursos para desenvolver suas próprias vacinas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou há algumas semanas o lançamento de um dispositivo para acesso global à vacina contra covid-19, conhecido como Covax (Covid-19 Vaccine Global Acces).

Posteriormente, a OMS solicitou aos países que podem se autofinanciar que assumam compromissos firmes aderindo a esse mecanismo antes de 18 de setembro e façam os pagamentos iniciais até 9 de outubro.

Mais de 90 países ou entidades de baixa e média renda aderirão ao esquema, bem como 64 países de alta renda, informou a OMS em um comunicado.

Estes incluem os compromissos da Comissão Europeia, em nome dos 27 países membros da UE, mais a Noruega e a Islândia.

Os Estados Unidos, que confirmaram oficialmente sua retirada da OMS no início de julho, não estão na lista, nem a China, onde os primeiros casos de coronavírus foram detectados no final de dezembro de 2019.

“Nossa meta é ter 2 bilhões de doses de vacina disponíveis até o final de 2021. Somos encorajados a ver um grande número de países se comprometendo com o mecanismo Covax”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à mídia.

A OMS e seus parceiros começarão agora a assinar acordos formais com os fabricantes de vacinas para obter as doses necessárias “para encerrar a fase aguda da pandemia até o final de 2021”, disse a OMS.

O mecanismo Covax faz parte do dispositivo internacional criado pela ONU para acelerar o acesso igualitário às ferramentas de combate à covid-19. A ONU, por outro lado, recebeu apenas 3.000 milhões de dólares dos 38.000 milhões solicitados.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.