CIEE destaca a importância da bolsa-auxílio para universitários

Estudo encomendado pela instituição relata que 36% dos estagiários utilizam a bolsa-auxílio para o pagamento da mensalidade da universidade

De acordo com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, um em cada três estagiários, no Brasil, paga seus estudos com o dinheiro que recebe da bolsa-auxílio. Esta informação faz parte de um estudo realizado pelo Ibope Inteligência, que ouviu cerca de 17 mil jovens, de 719 empresas, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.  “Por meio do estágio, os jovens adquirem a tão sonhada experiência prática exigida no mundo do trabalho e também oferece benefícios para as empresas, como a descoberta de novos talentos e redução de encargos sociais e trabalhistas”, diz Elenilson Arara, supervisor do CIEE Brasília.

Segundo dados do Sindicato das Instituições de Ensino Superior do DF, o número de estudantes que cancelaram a matrícula em faculdades saltou de 6% para 25% desde o início da pandemia do novo coronavírus, devido, principalmente, à falta de dinheiro para pagar as mensalidades.

Ainda de acordo com a pesquisa do Ibope, para  36% dos estudantes, a bolsa-auxílio, recebida do estágio, é essencial para pagamento da mensalidade escolar. Outros 41% dos jovens afirmam que o custo está entre as três principais despesas da casa. “O estágio se estabeleceu como principal porta de entrada para jovens profissionais que buscam uma oportunidade no mundo do trabalho”, explica Elenilson Arara, lembrando que o preenchimento das vagas é feito pela entidade em parceria com órgãos públicos e empresas privadas.

 Além de utilizarem a bolsa-auxílio para pagar a faculdade, 14% dos estagiários ajudam com despesas domésticas (água, luz, internet), o que demonstra o impacto das oportunidades de estágio na renda familiar.

 

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE

1 – É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

2 – Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.

3 – É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.

4 – É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

5 – É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.