Ter 50 anos de idade, como Manieri, aumenta o risco de infarto

Cantor também tem histórico familiar de ataque cardíaco, o que o torna mais suscetível; ele foi internado um dia depois de seu aniversário

 

O cantor Maurício Manieri segue estável e na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após sofrer um infarto. Ele sentiu fortes dores no peito e foi internado na sexta-feira (11), um dia depois do seu aniversário de 50 anos. Homens que estão nessa faixa etária e têm histórico na família, como é o caso do cantor – seu irmão morreu de ataque cardíaco -, correm mais risco.

O caediologista da Cia. da consulta Ciro Mancilha Murad, especializado em insuficiência Cardiaca e Transplante pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor/USP) explica que o sexo masculino e a idade avançada, por si só, já são características que tornam as pessoas mais suscetíveis.

“Cada década de vida aumenta um pouco esse risco, a partir dos 40, 50 anos é preciso ter mais atenção. Existe também a predisposição familiar”, afirma. “O infarto acontece quando uma das artérias coronárias, que levam sangue para o coração, é obstruída por placas de gordura. Essas placas são formadas ao longo da vida”, detalha.

Colesterol alto, diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo também são fatores de risco. Já a trombofilia, condição rara em que o paciente tem tendência ao surgimento de trombose (formação de coágulos no sangue) pode causar infarto em pessoas jovens, antes dos 30 anos. “Há um risco maior de formar trombosno corpo todo, inclusive nas artérias coronárias”, descreve o cardiologista.

O principal sintoma de infarto é a dor forte no peito, que pode irradiar para as costas, o rosto e os braços – mas raramente atinge o direito -, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, idosos e diabéticos podem ter naúseas e falta de ar sem apresentar qualquer incômodo, destaca Murad.

O diagnóstico é feito por meio de um cateterismo. “Uma artéria do paciente, no pulso ou na virilha, é pulsionada para injetar contraste e ver qual artéria foi obstruída”, explica.

Doenças cardiovasculres são a principal causa de morte em todo o mundo e tiraram a vida de 17.790.949 pessoas em 2017, de acordo com o levantamento mais recente, disponível no estudo Global Burden of Disease (Fardo Global das Doenças, em tradução livre), feito pelo IHME (Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde), em inglês.

O atendimento rápido é essencial para evitar sequelas e aumentar a eficácia da angioplastia, procedimento no qual um stent é colocado na artéria coronária. Trata-se de uma estrutura metálica que faz a desobstrução arterial.

“O ideal é procurar atendimento o quanto antes. Depois de 12 horas há mais chance de ficar com sequelas e até de morrer”, alerta Murad. De acordo com ele, a principal sequela é a insuficiência cardíaca.

O especialista acrescenta que a angioplastia só é indicada para o paciente que teve a artéria coronária totalmente entupida. Nos outros casos, é possível fazer o tratamento clínico, com medicamentos aniplaquetários e anticoagulantes.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.