Restante da reforma tributária será apresentado ”nas próximas semanas”

Governo vem sendo cobrado a apresentar as próximas etapas. Até agora, só formalizou a medida de unificação dos impostos federais que incidem sobre o consumo

 

O secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, voltou a dizer que o governo federal vai apresentar o restante da sua proposta de reforma tributária “nas próximas semanas”. As medidas vão desde a revisão do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até a possível criação da nova CPMF e vêm sendo cobradas há semanas pelos parlamentares.

Tostes falou sobre o “conjunto de propostas nas quais o governo está trabalhando” para a reforma tributária em live da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta quarta-feira (16/9). Ele lembrou que a primeira etapa da proposta propõe a unificação dos impostos federais que hoje incidem sobre o consumo e já foi apresentada ao Congresso. E afirmou que “as demais propostas serão enviadas nas próximas semanas”.

“Esperamos que, no debate, possamos receber contribuições de todos. E estamos inteiramente disponíveis para a discussão”, afirmou Tostes, que nesta tarde também vai debater o assunto com os estados. Afinal, estados e municípios ainda estão discutindo a adesão ao imposto único proposto pela União.

Impasses

A adesão é necessária para que a reforma tributária consiga simplificar o sistema tributário em todos os níveis governamentais brasileiros. Porém, esbarra em impasses federativos, pois estados e municípios temem perder arrecadação nessa unificação e cobram alguma compensação por parte da União, que nega a criação de qualquer fundo de compensação. Os entes federados e os parlamentares também pedem que o governo apresente, logo, toda a proposta de reforma tributária, para que possam ter uma visão global do assunto e não limitem o debate à questão dos impostos sobre o consumo.

Após ouvir algumas críticas nesse sentido dos representantes municipalistas, Tostes admitiu que “os pontos levantados mostram o tamanho dos desafios que temos pela frente para fazer reformas e construir um sistema tributário que seja simples, reduza o custo do cumprimento, dê tratamento equânime a todos os setores econômicos; e, por outro lado, também atenda as necessidades das gestões dos três níveis do governo”.

Nova CPMF

Tostes, contudo, já havia prometido apresentar o restante da proposta do governo para a reforma tributária nas próximas semanas, em julho, quando o governo enviou a primeira etapa da reforma ao Congresso Nacional. Depois disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, frisou que quem dita o ritmo das reformas é a política. E o ministro continua determinado a propor a criação de um imposto de base ampla que incida sobre as transações digitais, nos moldes da antiga CPMF, na reforma tributária.

A proposta da nova CPMF, porém, ainda sofre resistência da sociedade civil e de integrantes do Congresso como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Por isso, nem foi citada por Tostes na live com os municípios desta quarta-feira.

Evitando tocar no assunto, Tostes limitou-se a apontar outras três medidas que serão apresentadas pelo governo nas próximas etapas da reforma tributária. São elas: a revisão do IPI, que deve reduzir a carga tributária de produtos como os da linha branca; a desoneração da folha, que visa reduzir o custo do emprego formal no país; e a atualização do Imposto de Renda, que promete tanto corrigir a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), quanto taxar os dividendos e reduzir a tributação dos lucros das empresas por meio do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.