Cientistas criam tecidos capazes de restaurar nervos e ossos lesionados

Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, desenvolveram biomaterial capaz de recrutar células para ajudar na recuperação

 

Uma nova esperança para pessoas com lesões nos nervos e em ossos, que têm dificuldade para realizar as atividades do dia a dia, pode ter sido descoberta pela equipe de pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. O centro de pesquisa, um dos mais importantes do mundo, criou um tecido feito de biomaterial que interage com as células do corpo e promove a restauração.

A ideia é dar uma nova chance ao corpo de se curar. Em entrevista, a professora de engenharia biomédica e ortopedia da instituição, Lichun Lu, explica que o tecido é produzido com células que podem ser transplantadas com o biomaterial, mas ele também é capaz de “recrutar” os micro-organismos para o local a ser reparado. Ele funciona como uma estrutura para o tecido se regenerar, e vai se decompondo gradualmente, até desaparecer e deixar apenas o conjunto de células no local.

“Dependendo dos tipos de células usadas (células-tronco ou células progenitoras) e estímulos dados a elas (químico, molecular, mecânico etc.), é possível regenerar praticamente qualquer tipo de tecido no corpo”, ensina.

A equipe de Lu já conseguiu, por exemplo, criar um nervo com capacidade de conduzir sinais elétricos para o cérebro, e um suporte de osso artificial capaz de integrar novos vasos sanguíneos. No futuro, se espera que a tecnologia possa ser usada para restaurar a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo em pessoas com lesões na medula espinhal.

Porém, a pesquisa ainda não acabou e ainda deve demorar para ser implementada, de fato, em pacientes com lesões. “Os próximos passos da pesquisa seriam regenerar tecidos multi-estruturados e multifuncionais, como enxertos ósseos vascularizados e inervados. O primeiro uso em humanos dependerá da complexidade da construção; tubos nervosos simples já foram testados em ensaios clínicos, mas construções que incorporam células, moléculas bioativas e sinais elétricos provavelmente levariam mais 3 anos antes de serem testados em seres humanos”, explica.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.