Dança das cadeiras: GDF troca comandos para acomodar aliados

As últimas duas trocas em postos-chaves foram no comando do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Empreendedorismo

 

O GDF fez mudanças em postos-chaves do Executivo esta semana para acomodar aliados. A dança das cadeiras ocorre no momento em que a Câmara Legislativa discute a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, para investigar denúncias na área da Saúde do DF.

Mudanças publicadas na última semana no Diário Oficial (DODF) contemplaram pessoas ligadas a deputados distritais. As últimas alterações vieram a público nesta sexta-feira (11/9). O coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim foi nomeado como novo novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O militar substituirá o também coronel Lisandro Paixão no comando da tropa.

Antes de assumir o comando da corporação, coronel Bomfim ocupava o posto de Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia do CBMDF. O militar é um personagem próximo do grupo político do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

Na Secretaria de Empreendedorismo, uma série de mudanças foi publicada. A principal delas é a saída de Fabiana Di Lúcia. Em seu lugar assume Mauro Roberto da Mata, ex-secretário de Educação de Santo Antônio do Descoberto (GO).

Da Mata era subsecretário da Micro e Pequena Empresa na Secretaria de Secretaria de Trabalho e seria ligado ao presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB). Pelo menos uma assessoria e uma subsecretaria da pasta foram para pessoas do grupo da deputada Jaqueline Silva (PTB), responsável pela 13ª assinatura que possibilitou o requerimento da CPI da Pandemia.

Cruzeiro e Seap

Houve outras outras mudanças para acomodação política. Entre elas, na Administração do Cruzeiro. Saiu Renato Couto Mendonça e entrou Luiz Eduardo Gomes de Paula Pessoa. A troca beneficia o distrital Reginaldo Sardinha (Avante), que também apoia a criação da CPI.

O parlamentar também teria ligações com os nomeados para a cúpula da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). Na quarta-feira (9/9), O governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou os principais cargos da pasta que comanda o complexo penitenciário da Papuda.

O então secretário, o delegado da Polícia Civil Adval Cardoso de Matos, deu lugar ao delegado aposentado Agnaldo Curado Filho. Já o novo diretor-geral do sistema será o delegado aposentado Geraldo Nugoli. Antes, o cargo estava nas mãos do delegado Érito Cunha.

Além da mudança nos principais cargos da Seap, houve alteração em cargos estratégicos como na diretoria de inteligência penitenciária antes coordenada pelo delegado Fábio Santos de Souza. O novo diretor será o também delegado Rodrigo Valadão.

Uma troca na Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião também seria ligado ao grupo de Sardinha. Lúcia Pontes Dias já teve o nome publicado no DODF como nova titular do cargo.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.