Estudo de vacina da Oxford é paralisado após reações adversas

O porta-voz descreveu a pausa como ‘uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada’

 

O estudo da Fase 3 que está testando a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford em dezenas de locais nos Estados Unidos foi suspenso devido a uma suspeita de uma forte reação adversa em um voluntário no Reino Unido.

A informação é da Stat, site especializado em saúde e medicina, e foi publicada nesta terça-feira (8). Apesar da paralisação do estudo, ele poderá retornar quando o problema for identificado e solucionado.

Um porta-voz da farmacêutica AstraZeneca, pioneira na corrida por uma vacina para a covid-19, disse em um comunicado que o “processo de revisão padrão da empresa acionou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”.

A vacina é aguardada com grande expectativa pela União Europeia e o Brasil. Nesta terça-feira (8), o ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello afirmou que a previsão é começar a vacinar a população brasileira contra covid-19 em janeiro de 2021.

De acordo com a publicação, ainda não se sabe quem tomou a decisão de suspender os teste, embora seja possível que tenha sido a própria AstraZeneca, e não, qualquer agência reguladora.

Já a reação adversa e quando ela aconteceu também não foram publicados, embora o participante deva se recuperar, de acordo com uma fonte familizarizada com o assunto.

“Excesso de cautela”

O porta-voz descreveu a pausa como “uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos testes, enquanto ela é investigada, garantindo a manutenção da integridade dos testes”.

Ainda de acordo com o porta-voz, a empresa farmacêutica está “trabalhando para agilizar a revisão do evento único para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste”.

Uma outra fonte próxima do desenvolvimento da vacina disse que os pesquisadores foram informados de que o bloqueio foi colocado no teste por “excesso de cautela”.

Um segundo indivíduo familiarizado com o assunto, que também falou sob condição de anonimato, disse que a descoberta está tendo um impacto em outros testes da vacina AstraZeneca em andamento – bem como nos testes clínicos conduzidos por outros fabricantes de vacinas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.