30 anos Código de Defesa do Consumidor: lei equilibra relações de consumo

Cropped shot of beautiful African American woman with happy look, holds modern cell phone and credit card, makes shopping online, drinks smoothie in outdoor cafeteria. People and payment concept

Especialista destaca benefícios da legislação

Nem sempre se valeu o ditado que “o cliente tem sempre razão”. A relação entre quem vende e compra um produto mudou muito ao longo dos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com o objetivo de buscar o respeito à dignidade, saúde e segurança do cidadão, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida, o CDC trouxe muitos benefícios durante essas três décadas.

Na avaliação do advogado Max Kolbe, do escritório Kolbe Advogados Associados, a lei visa alcançar um equilíbrio nas relações de consumo. “As pessoas precisam saber quais são os seus direitos e como reivindicá-los. É necessário procurar o Procon e fazer valer os nossos direitos. Essa ferramenta é fundamental para que a qualidade dos serviços sejam melhoradas. É um ganho tanto para o cliente, quanto para o mercado”, explica.

Fundamental para proteção do brasileiro nos conflitos com os fornecedores de bens e serviços, a Lei 8.078 de 1990 é bastante avançada. “Mesmo antes das compras digitais, a legislação já protegia o consumidor, prevendo condições especiais para comprar fora dos estabelecimentos comerciais. Com o crescimento de novas ferramentas de comércio, além das mudanças nas formas de consumo, a lei tem se adaptado para proteger essa relação”, ressalta Kolbe.

Com as regras bem definidas, fica claro o que se pode ou não fazer. “Com isto, não só facilita a queixa posterior, mas as empresas já saberão o que lhes é permitido, evitando abusos”, completa o Dr. Kolbe.

Mudanças

Dois projetos de lei para atualizar o código já foram aprovados no Senado e atualmente aguardam votação na Câmara dos Deputados. Um é voltado para o consumidor que tem muitas dívidas a pagar, mas que precisa negociar para continuar comprando o básico; e outro sobre o comércio eletrônico.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.