Colégio de Líderes discute instalação de nova CPI da Saúde na CLDF

Segundo autor do pedido de investigação, requerimento é assinado por maioria da Casa, dando condições para abertura imediata do colegiado

 

Aquecido pelas revelações da Operação Falso Negativo, o debate sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia será o principal assunto no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (1/9).

O presidente da Casa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), pretendente colocar a questão em votação em uma edição excepcional do Colégio de Líderes, a ser realizada no próprio plenário.

Sem consenso, os líderes de blocos votarão. O peso do voto será correspondente ao número de membros de cada grupo: o mesmo critério será levado em conta para a indicação dos participantes do colegiado, caso a CPI seja instalada.

Força política

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) protocolou o pedido de instalação da CPI em julho, tendo à época oito assinaturas. Por questões regimentais – já havia dois pedidos de comissões precedentes –, a investigação não entrou em marcha na Casa.

Mas a possibilidade de levar a CPI da Pandemia adiante ganhou força política semana passada, após a Operação Falso Negativo, conduzida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), denunciar um suposto esquema de corrupção na compra de testes rápidos para a detecção da Covid-19 no DF e prender a então cúpula da Secretaria de Saúde.

Grass conseguiu 13 assinaturas para o requerimento. Pelo regimento da Casa, como esse número representa maioria na CLDF, 13 adesões são suficientes para uma CPI ser instalada. “Eu acredito que nem deveria ter debate no plenário. Pelo regimento, a CPI deveria ser instalada automaticamente”, disse o autor do pedido. “Espero que haja bom senso e respeito ao regimento”, concluiu.

Contudo, até que a decisão final seja tomada, outros parlamentares podem aderir ao pedido por investigações, assim como distritais que já assinaram o documento ainda podem retirar suas assinaturas do requerimento.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.