Secretaria de Cultura lança edital para apoio a projetos culturais no DF

Programa visa contemplar R$ 9 milhões para 13 linhas produtivas de iniciativas do setor na capital do país

 

Em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (31/8), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) disponibilizou o edital do programa FAC Visual Periférico 2020. O projeto tem como meta contemplar R$ 9 milhões para 13 linhas produtivas, como desenvolvimento de roteiro ou séries.

Os projetos culturais deverão ser enviados entre 10 de setembro e 15 de outubro de 2020 até as 18h, por meio de sistema eletrônico de inscrição (clique aqui).

Os interessados devem encaminhar ficha de inscrição, planilha orçamentária, currículo e outros documentos especificados no edital.

O edital FAC Visual Periférico 2020 nasceu no contexto da excepcionalidade da pandemia da Covid-19, com atividades culturais suspensas presencialmente e equipamentos fechados.

Surgiu, então, com o duplo desafio de fomentar o segmento do audiovisual do DF ao mesmo tempo em que oferece mais vagas para serem executadas de forma menos complexa.

“Nesse momento, ainda de isolamento social, o Visual Periférico vem abrir portas para o mais simples. A nossa inspiração foi de fornecer oportunidades a projetos mais acessíveis, com cotas para mulheres negras, indígenas e diretores estreantes”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Todas as áreas

O edital prevê, em grande parte dos segmentos, não somente atividades gratuitas à população, mas também a realização de oficinas, ações formativas e ações educativas para toda a sociedade.

Os proponentes também são orientados a incluir em seus projetos formatos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, bem como a preverem estruturas físicas que atendam a essa parcela da população.

“A acessibilidade é um critério importante para a avaliação do projeto, quando cabível. Mais do que nunca, a acessibilidade tornou-se um elemento de linguagem e inclusão, sobretudo, neste tempo de pandemia, quando as peças audiovisuais ganharam uma relevância crucial”, observou o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro.

Confira os projeto culturais:

  • Desenvolvimento de projeto/roteiro cinematográfico de longa-metragem, ou obra seriada.
  • Produção de obra cinematográfica com finalização.
  • Produção de webséries/webcanal.
  • Obra seriada ou telefilme.
  • Comercialização/distribuição de longa-metragem.
  • Mostras, festivais e eventos.
  • Apoio ao desenvolvimento do cineclubismo e manutenção de cineclubes.
  • Pesquisa cultural, técnica, artística e acadêmica.
  • Ações de capacitação/formação (oficinas, cursos, ações educativas ou de formação de plateia, etc.).
  • Restauração/preservação de acervo.
  • Publicação (catálogos, periódicos, livros, revistas especializadas etc).
  • Projeto livre.
  • Produção de jogos eletrônicos.

(Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.