Cientistas em Hong Kong confirmam primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

O paciente é um jovem “aparentemente saudável”, dizem os especialistas. Ele testou positivo pela segunda vez quatro meses e meio após a primeira infecção

 

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado nesta segunda-feira (24). Cientistas da Universidade de Hong Kong disseram que um paciente “aparentemente saudável e jovem” foi novamente infectado quatro meses e meio após testar positivo para a covid-19 pela primeira vez.

Em comunicado, os cientistas afirmam que a segunda infecção foi causada por um novo vírus que o jovem adquiriu recentemente. Isto é, ele já havia se livrado da carga viral adquirida na primeira vez em que se infectou e teve testou positivo novamente após ter mais contato recente com o Sars-CoV-2.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que “é possível” que seja um caso de reinfecção. “O que entendemos é que pode ser um caso de reinfecção. É possível”, afirmou a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove. Segundo a profissional, foram descobertas 24 partes de código genético diferentes das detectadas na primeira infecção.

Maria van Kerkhove ressalta que todos que são infectados pelo novo coronavírus desenvolvem algum nível de imunidade. O que não se sabe é quão protetor é cada nível e por quanto tempo ele dura no corpo humano.

“Houve mais de 24 milhões de casos relatados até agora, e precisamos olhar para isso a nível de população. É muito importante que documentemos isso, e, em países que podem fazer isso, que o sequenciamento seja feito. Isso ajudaria muito. Mas não podemos pular para nenhuma conclusão, mesmo que esse seja o primeiro caso documentado de reinfecção”, disse a líder técnica.

No Distrito Federal, há dois casos suspeitos de reinfecção. Uma técnica de enfermagem moradora de Santa Maria e uma vendedora de Planaltina dizem ter testado positivo para a covid-19 duas vezes após terem se recuperado da primeira vez.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.