Livro digital narra aventura de menino que  busca dragões em Pirenópolis

 Autor brasiliense vai destinar toda a renda de sua nova obra infanto-juvenil para organização beneficente do DF

 

Uma aventura fantástica em meio a dragões, vivenciada por um garoto chamado Daniel, numa trilha de cachoeiras na cidadezinha goiana de Pirenópolis. Esse é o plano de fundo do livro infanto-juvenil “Daniel na Trilha dos Dragões”, do escritor brasiliense Miguel Sartori, que se inspirou em seu primeiro filho para tecer a história.

Além de ser reflexo do relacionamento entre pai e filho, a publicação tem caráter beneficente: todo o valor obtido a partir da venda será doado à Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago-DF), que atende a famílias em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.

“Daniel na Trilha dos Dragões” é uma publicação totalmente digital e pode ser adquirida na loja online Amazon, no formato eBook Kindle. A história foi escrita em 2017, quando o autor e sua esposa estavam à espera do primeiro filho, que tem o mesmo nome do principal personagem do livro. “Ainda não sabíamos que seríamos pais – a gestação ainda estava no início – quando fomos à Cachoeira dos Dragões, em Pirenópolis. Sou apaixonado por cachoeiras e pelo cerrado, então, naturalmente, o local me inspirou. Depois, quando soubemos da gravidez, logo pensei que essa foi a primeira aventura do meu filho; por isso a ideia de escrever o livro”, conta Sartori.

O tema norteador da história é o interesse de Daniel em encontrar dragões, seres mitológicos que sempre o fascinaram, e, quando ele os encontra, começa uma grande aventura de autoconhecimento e inteligência emocional, que consiste na mensagem central que o autor deseja transmitir com o livro. “Dar nome às emoções é fundamental para aprender a lidar com elas e para a gente se conhecer também, um aprendizado que demorei para ter e que já passo para o meu filho logo cedo”, destaca Sartori, que também é pai de Mateus.

Iniciativa social

O autor de “Daniel na Trilha dos Dragões”, Miguel Sartori, é parceiro do Movimento Vai na Fé, criado com o objetivo de mostrar que é possível acreditar no Amor, ter esperança e ter fé de que o mundo pode ser um lugar melhor. Além de ter essa consciência social, o escritor passou por uma experiência que marcou a vida de sua família e, por essa razão, assumiu o compromisso de doar o valor obtido com a venda do novo livro para a Afago-DF.

“Meu segundo filho, ao nascer, ficou um mês na UTI, quase vindo a óbito. Naquela ocasião, fiz a promessa de doar os valores da venda desse livro e de outro que escrevi para ele. Já conheço a Afago há vários anos. Dessa vez, fui tocado pelas dificuldades que tantos estão enfrentando durante a pandemia. Na impossibilidade de lançar o livro físico nesse momento, decidi adiantar a divulgação da obra e vender somente em formato digital para arrecadar fundos para a instituição”, justifica.

A presidente da Afago-DF, Ivanna Sant`Ana Torres, destaca a importância dessa iniciativa para o trabalho que a instituição desenvolve. “O Miguel é nosso parceiro há muito tempo e sempre mobiliza grupos para atuarem junto às nossas ações. Ficamos imensamente felizes quando ele comunicou a intenção da parceria para a comercialização do livro. Sentimos que, muito além do retorno financeiro, isso representa o carinho e o cuidado com as famílias da Afago-DF e que, a partir dessa iniciativa, muitas outras poderão surgir. Por isso, nossa imensa gratidão e desejo de sucesso para essa obra literária tão sensível”, conclui.

A Afago-DF foi fundada em outubro de 1994, com o objetivo de tornar possível uma iniciativa humanitária do Movimento dos Focolares – o projeto Adoção à Distância, lançado em 1993 por Chiara Lubich, que convidava as famílias de todo o mundo a “adotarem” solidariamente, com uma contribuição financeira, crianças em situação de vulnerabilidade social, para que pudessem crescer junto a sua família natural e ter seus direitos assegurados.

A instituição mantém-se apenas com doações de padrinhos e madrinhas. Funcionou por mais de 25 anos na cidade do Gama e, desde janeiro de 2019, mudou-se para o INCRA 8, em Brazlândia. Hoje, atende a mais de 130 crianças, de 6 a 14 anos, e seus irmãos de outras idades, resultando no apoio a 60 famílias em situação de vulnerabilidade social.

As crianças são assistidas no turno contrário ao período escolar, com ações socioeducativas, de apoio social, convivência e fortalecimento de vínculos. “Nesse período de pandemia e isolamento social, as atividades diretas com as crianças e adolescentes estão suspensas. Porém, o atendimento às famílias foi intensificado para suprir as necessidades de sobrevivência, especialmente com alimentação”, explica a presidente da Afago-DF, Ivanna Sant`Ana Torres.

Sobre o autor

O escritor Miguel Sartori cria suas histórias desde 2009 e encanta com relatos simples, mas cheios de significado. Também é autor dos livros “O Semeador de Estrelas”, de 2013, e “João de Barro”, de 2017.

Além de escrever, ele também destina seu tempo à contação de histórias em livrarias, eventos e escolas. A paixão pelos livros também se conecta à sua vivência na paternidade. Com a esposa, Sartori costuma escrever cartas para os filhos Daniel e Mateus, as quais estão registradas em um perfil no Instagram (@temamorpravidatoda), onde o casal relata ainda um pouco da rotina e do estilo de vida da família.

“O gênero infanto-juvenil, mas com questões mais profundas que tocam todas as idades, vem muito do meu histórico de leitura. ‘As Crônicas de Nárnia’, ‘Momo e o Senhor do Tempo’ e ‘O Pequeno Príncipe’ são alguns títulos nesse sentido. O desejo de ser pai também sempre foi muito claro para mim. Juntando as duas coisas, não tinha dúvidas de que eu escreveria para os meus filhos. Durante a pandemia, tenho a oportunidade de passar muito tempo com eles e, assim, a imaginação também está a solta. Um novo livro já está em andamento a partir do que tem surgido nesse convívio”, conclui o escritor.

SERVIÇO:

Livro “Daniel na Trilha dos Dragões”

Autor: Miguel Sartori

Ilustrador: Marcus Paredes

E-book disponível para compra na Amazon: https://www.amazon.com.br/Daniel-na-trilha-dos-drag%C3%B5es-ebook/dp/B07YW6ZJ58

Saiba mais sobre a publicação no perfil @migows.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.