STJ absolve homem condenado a dois anos por furtar fraldas em SP

Homem havia sido condenado à pena de 2 anos. Superior Tribunal de Justiça, no entanto, considerou que valor de pacote de fraldas é insignificante

 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu reverter uma decisão e absolver um homem condenado pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) à pena de dois anos por ter furtado um pacote de fraldas, avaliado em R$ 158, em São Paulo.

A absolvição aconteceu após a Defensoria Pública que São Paulo recorrer pela segunda vez da decisão do TJ-SP. Na primeira instância, o homem foi condenado a dois anos de reclusão em regime inicial semiaberto.

Depois que a Defensoria Pública entreou com recurso, desembargadores do TJ-SP revisaram a pena e determinou que fosse cumprido em regime inicial aberto, no entando, seguia com a condenação de dois anos.

O Ministério Público do Estado de São Paulo recorreu a nova decisão, contra a progressão do regime. Já a defensoria, que também entrou com recurso, pediu pela absolvição do homem.

Para a defensoria, o homem deveria ser absolvido com base o princípio da insignificância. “Não se pode ignorar que a conduta praticada pelo acusado não causou efetiva lesão ao patrimônio da vítima, estabelecimento comercial, trazendo a seu patrimônio um prejuízo irrisório, irrelevante ao direito penal”, afirmou o Defensor Público Bruno Bortolucci Baghim.

Na decisão que absolveu o homem, o Ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz se mostrou de acordo com o argumento da defensoria, e apontou que o valor do bem furtado “não é de tal monta que lesione suficientemente o bem jurídico tutelado e, portanto, não configura possibilidade jurídica de incidência da pena”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.