Pandemia: o impasse continua, Sinpro descarta volta às aulas e GDF mantém calendário

“Nenhuma decisão será tomada de forma que coloque em risco estudantes, professores, gestores e servidores”, informou a Secretaria

 

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) descarta a possibilidade de retornar as aulas presenciais no dia 31 de agosto, como está previsto. A diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa, disse que a recuperação do período sem aulas presenciais deve ser feita com responsabilidade, reorganizando o currículo, sem colocar em risco a vida de meio milhão de pessoas, número que corresponde aos servidores das escolas e alunos da rede pública. Já a Secretaria de Educação do DF informou que o reinício escalonado das aulas presenciais no dia 31 de agosto não deverá sofrer alterações. “O cronograma de retorno presencial nas escolas públicas de ensino do Distrito Federal está mantido”, afirmou a Secretaria por meio de nota.

O órgão destacou, no entanto, que só irá retomar as atividades presenciais se houver todas as condições de segurança de saúde e conforme comportamento da curva da pandemia, mas que por enquanto, o calendário divulgado está mantido. “Nenhuma decisão será tomada de forma que coloque em risco estudantes, professores, gestores e servidores”, informou a Secretaria.

“Para recuperarmos apenas o ano de 2020 precisaremos de dois anos. Mas isso deve ser feito por meio de um trabalho conjunto, com a reorganização do currículo. É preciso ter uma proposta pedagógica”, avaliou Rosilene. “Nós vivemos hoje em Brasília uma das piores situações”, disse a diretora do Sinpro, que adiantou que se o calendário escolar do GDF for mantido, o Sindicato acionará a Justiça.

A diretora do Sindicato disse que os professores não vão cumprir o calendário estipulado pelo GDF, de iniciar o retorno no dia 31 de agosto, devido a situação da pandemia do novo coronavírus na cidade e pela ausência da estrutura prometida à categoria. Rosilene refere-se ao fato de que desde o primeiro dia de agosto o DF vem registrado sempre mais de 1.400 casos diários de covid-19 e também por não ter sido iniciada a preparação do ambiente escolar, como a testagem dos professores e a preparação das unidades. “Nenhuma etapa do cronograma foi cumprida”, afirmou.

A Secretaria de Educação disse que “prezando a segurança de toda comunidade escolar apenas adiou o início do período de apresentação, ambientação e formação dos servidores que atuam nas unidades escolares da rede pública de ensino, que estava prevista para acontecer ontem, dia17 de agosto”. A nova data para apresentação dos docentes ainda não foi divulgada.

Com relação a não ter sido iniciada a testagem dos profissionais da educação para o retorno às aulas, a pasta da Educação esclareceu que a Secretaria de Saúde, área responsável pela testagem dos trabalhadores, avaliou que é mais eficiente e adequado realizar esse processo na segunda quinzena do mês de agosto, data mais próxima do início das aulas presenciais.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.