UnB iniciou as aulas on-line nesta segunda(17). Veja como acessar as plataformas

Serão mais de 3,5 mil disciplinas oferecidas de maneira remota. Instituição dará três semanas de adaptação

 

 

Quase cinco meses depois da suspensão do calendário acadêmico por conta da pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Brasília (UnB) retoma as aulas a partir desta segunda-feira (17/8). De maneira 100% remota, os alunos precisarão usar novas plataformas para acompanhar o lançamento de atividades e a apresentação de professores para as mais de 3,5 mil matérias oferecidas.

Tantas novidades de uma só vez para uma comunidade acadêmica tão diversa, no entanto, pode levantar algumas dúvidas. Por esse motivo, explica o decano de Ensino de Graduação da UnB, Sérgio Freitas, será necessário um período de adaptação. “Uma das coisas mais discutidas nesse tempo foi a ambientação. Sabemos que é um processo paulatino e por isso estamos recomendando que as três primeiras semanas sejam para isso acontecer”, justifica.

Com esse tempo, a instituição crê que todos os eventuais problemas que aconteçam terão tempo de serem resolvidos. A ideia é que ninguém saia prejudicado nesse começo. “O estudante pode ter tranquilidade. Queremos que atividades, provas ou qualquer outra coisa só passe a ser cobrado quando todos já estiverem aptos. Dessa forma, é importante um acordo entre professor e turma, para ver quando já é possível fazer essas cobranças”, ressalta Sérgio Freitas.

Os docentes terão grande liberdade na maneira de ministrar as aulas, controlar a frequência e fazer avaliações. Uma vez que cada curso tem uma particularidade, não foi possível estabelecer diretrizes mais padronizadas. “Há a possibilidade de ter conteúdo ao vivo, gravado ou de maneira híbrida, mesclando os dois. Cabe ao professor verificar qual a forma de aprendizado que funciona mais, inclusive na hora de cobrar trabalhos ou atividades”, pontua o decano.

Vale lembrar que é possível trancar o semestre a qualquer momento, sem prejuízo da vida acadêmica. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) não será diminuído e não há número mínimo de créditos para serem cursados.

Algumas disciplinas precisaram ser canceladas por causa da pandemia e a UnB proporcionou um período de reajuste da grade curricular. Os interessados em adicionar ou retirar qualquer matéria de sua grade puderam fazer isso via e-mail e, nesse sábado (15/8), os novos horários foram disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Como acompanhar atividades e aulas?

A UnB definiu que a plataforma Aprender e o Office 365 serão os dois principais modos de ter acesso a aulas e atividades durante o semestre, mas qualquer outro aplicativo gratuito que o professor desejar também poderá ser adotado.

Todas as orientações de como funcionarão as aulas serão dadas via Sigaa. Veja abaixo como utilizar as ferramentas que a instituição recomenda.

Aprender

A Plataforma Aprender é utilizada pelos professores para disponibilizar conteúdos que permitem o acesso a um curso ou uma disciplina. É por lá que documentos das aulas e trabalhos de alunos podem ser enviados.

Para acessar, basta realizar cadastro e entrar com o CPF e uma senha. Dentro da plataforma, é necessário se inscrever nas disciplinas que serão cursadas.

Veja o passo a passo:

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.