Contribuições do biodiesel para retomada da economia brasileira é tema de webinar

 

Em palestra magna, que marcou o encerramento da Biodiesel Week, presidente da Ubrabio destaca

contribuições do setor e perspectiva de geração de empregos

 

Brasília, 17 de agosto de 2020 – As contribuições que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) podem trazer para a retomada da economia e a equalização do complexo soja brasileiro no ambiente global estão entre os temas principais da palestra magna, que o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, proferiu, na última sexta, dia 14 de agosto. A apresentação, acompanhada por cerca de 500 pessoas, marcou o encerramento da primeira edição da Biodiesel Week, série de webinars promovida pela Ubrabio em parceria com a Embrapa Agroenergia, entre 10 e 14 de agosto, para comemorar o Dia Internacional do Biodiesel.

O presidente da Ubrabio afirmou que algumas das dificuldades que o setor de biodiesel brasileiro vem enfrentando atualmente, como a queda da oferta desse biocombustível frente à demanda, estão diretamente vinculadas à questão da soja.

“Parte dos problemas que estamos passando se relacionam, justamente, às atuais distorções que ocorrem no ambiente global, no qual a China cobra um imposto diferenciado. Um imposto menor para importar a soja brasileira e maior para importar os produtos feitos a partir dela. Dessa forma, cria um desequilíbrio aqui no Brasil”, afirmou Juan Diego Ferrés.

O fato de a maior parte da produção de soja ser destinada à exportação acaba causando impacto na produção de biodiesel. “Isso cria problemas para retenção de matéria-prima para o esmagamento brasileiro, do qual dependem o programa de biodiesel e a indústria de farelo de soja para as cadeias de produção de proteínas animais”, explicou Juan Diego, ao defender uma equalização do complexo soja.

Outro aspecto destacado durante a palestra foi o grande potencial do setor de biocombustíveis gerar empregos. “Além de cumprirem sua finalidade de sustentabilidade, os biocombustíveis representam uma extraordinária oportunidade de desenvolvimento da nação. Esse potencial dos biocombustíveis traz uma janela de oportunidade para equacionar uma série de problemas pendentes de solução”, afirmou Juan Diego Ferrés, referindo-se à criação de postos de trabalho.

O presidente da Ubrabio falou também sobre a necessidade da realização de ajustes no Projeto de Lei 3.887/2020, que trata da criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). O imposto substituirá o PIS/Pasep e a Cofins e faz parte da proposta de Reforma Tributária em andamento no Brasil.

Juan Diego Ferrés apresentou projeções mostrando que, a partir da realização de emendas na Reforma Tributária, seria possível gerar 17.900 empregos diretos e outros 89.500 indiretos, no setor de biocombustíveis nacional até o ano de 2030. Numa ação diretamente ligada a uma política de agregação de valor.

De acordo com o presidente da Ubrabio, os biocombustíveis também devem ser entendidos como uma espécie de ponte de acesso do Brasil para a Bioeconomia. Essa nova era marcaria uma ruptura com a era do petróleo, na qual não apenas os combustíveis, mas tudo é produzido a partir desse óleo. “A Bioeconomia é a proposta para que tudo o que está baseado no petróleo possa ser substituído, do século XXI em diante, por matérias-primas agrícolas e florestais produzidas pela fotossíntese”, resumiu.

A palestra magna de Juan Diego Ferrés foi mediada pelo diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski. O webinar também contou, como debatedores, com o deputado federal Enrico Misasi (PV/SP), coordenador-geral da Frente Parlamentar do Biodiesel; o ex-senador Cidinho Santos, que foi relator do Programa RenovaBio no Senado Federal; e a jornalista Denise Luna, do portal Broadcast Energia, do grupo O Estado de São Paulo. O encontro também contou com a participação do pesquisador Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia.

Sobre a Ubrabio – A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

SERVIÇO:

O que: 1ª Biodiesel Week

Onde: Transmissão pelo Canal da Ubrabio no YouTube

Quando: De 10 a 14 de agosto de 2020

Quem promove: União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Embrapa Agroenergia

Informações: https://ubrabio.com.br/biodieselweek/

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.