Saiba a importância de cuidar da saúde bucal desde a infância

A saúde bucal possui extrema importância em nossas vidas, é por meio dela que fazemos o primeiro contato com o mundo.

 

Quando nascemos, a primeira conexão que temos é por meio da amamentação. Com o passar dos anos, começamos a colocar objetos na boca com o intuito de ter uma percepção sobre o ele, seja pelo sabor ou consistência.

Conforme vamos crescendo,  nascem os primeiros dentinhos, e com ele a possibilidade de experimentar outros alimentos, e descobrir novos sabores. A primeira papinha, a primeira pizza e até o primeiro beijo!

A boca faz parte de todos os momentos da nossa vida, prezar pelo cuidado dela é essencial. Porém, o assunto saúde bucal assusta muita gente, pois infelizmente muitos adultos possuem traumas de dentistas, traumas que foram gerados quando ainda eram crianças.

Por isso, cuidar da saúde bucal dos seus filhos ainda na infância, é fundamental para que não haja aflições desnecessárias e nem futuros problemas, como cáries, deficiência ou extrações de dentes.

Preparamos para vocês algumas dicas e recomendações para melhorar o cuidado da saúde bucal de seus pequenos.

Higienização e cuidados extras

Cuidar da higienização bucal parece ser uma tarefa simples, mas nem sempre é. Muitos pais não sabem, mas os cuidados com a saúde bucal precisam surgir desde a amamentação, quando os dentes ainda nem ameaçaram sair.

Escovação dos dentes

Sabemos que os bebês não possuem dentes, mas já existem cuidados que precisam ser tomados.  Os especialistas recomendam que após a amamentação, haja uma limpeza nas gengivas do bebê.

Para isso, basta molhar um paninho ou gases em água limpa e passar por toda a gengiva, delicadamente.

Quando os primeiros dentinhos surgirem, já é possível inserir uma escova de dente com cerdas macias e um creme dental.

Mas atenção, é preciso tomar muito cuidado nessa hora. Não é qualquer tipo de escova e nem creme dental que pode ser usado nos primeiros anos da criança, é preciso comprar o tipo adequado para o seu filho.

Em caso de dúvidas, procure um profissional, se tiver um convênio dentário será melhor ainda. Agende uma consulta com um médico dentista,  ele poderá indicar o melhor produto e até mesmo uma marca adequada.

Alimentação Saudável

Assim como a higienização, a alimentação possui um papel fundamental. A amamentação possui é extremamente importante para desenvolvimento dos dentes. Além disso, o aleitamento é um fator estimulante para o desenvolvimento da musculatura bucal.

Na fase em que começa a introdução de alimentos mais sólidos na rotina da criança, é recomendado que evite ao máximo dar alimentos com excesso de açúcar e amido, pois eles facilitam a criação de cáries.

Procure por comidas saudáveis, como legumes, verduras e frutas. Quando as crianças estiverem maiores, dê alimentos que sejam ricos em fibras, pois eles são recomendados por estimularem a mastigação que permite higienização de forma natural.

Primeira visita ao Odontopediatra

Temos por hábito, procurar um dentista apenas quando surge algum problema, ou ir a médico apenas quando sente dor.

Porém, esse hábito está totalmente errado. Quando sentimos uma dor é que algo ruim está acontecendo, e na maioria das vezes poderia ter sido evitado se tivesse sido identificado mais cedo.

Por isso, é recomendado que faça uma visita periódica ao dentista, em um intervalo de, no mínimo, 6 meses. Problemas como cáries e infecções nos dentes não costumam apresentar sintomas, e quando apresentam, já estão em um estágio grave, podendo ser necessário até uma extração de dente.

E se isso já é estressante para um adulto, imagine para uma criança! Por isso, Odontopediatras, que são os “dentistas das criança”, indicam que a primeira consulta aconteça quando o bebê completar seis meses ou com o surgimento dos primeiros dentes. Mas é importante que essa primeira consulta não passe do primeiro ano.

Nessa consulta, o especialista poderá solicitar um exame para verificar como está a dentição e caso haja algum problema, quais são os próximos passos para que essa criança não sofra futuramente.

Além disso, é essencial que a criança, desde pequena, não relacione dentista como algo pejorativo, e sim como uma experiência saudável.

Problemas comuns na infância

Muitas vezes, por falta de cuidado ou por genética, as crianças podem apresentar problemas bucais ou podem provocar disfunções que serão percebidos quando mais velhas.

Entre elas, está o uso de chupetas e mamadeiras. Não tem jeito, elas estão presente na vida de quase todos os bebês, porém, se usadas de forma incorreta podem causar deformações e futuras complicações.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que faça acompanhamento com um dentista, qualquer sinal ou mudança, ele poderá informar para que seja corrigido.

Escolher  formato do bico é um fator decisivo na formação dos dentes do bebê, por isso é fundamental que pesquise e certifique-se que está comprando o formato correto.

Outro problema, são as cáries. Da mesma forma que nós adultos precisamos ter cuidados com os dentes permanentes, as crianças precisam ter com os dentes de leite.

 

As cáries só apresentam sintomas quando estão em um estágio mais grave, por isso a higienização é essencial para evitar os acúmulos de restos de comida.

 

Criar uma rotina de higienização com os seus filhos, é fundamental para que ele cresça entendendo a importância de manter os dentes limpos. Fazer brincadeiras durante esse momento, é uma estratégia interessante para que se tenha um bom relacionamento com a escova dente, por exemplo.

Vale a pena investir em um plano de saúde odontológico nessa fase?

Muitos pais possuem inúmeras dúvidas acerca da saúde de seus filhos. Quando procurar um especialista? Qual mamadeira usar? Pode comer isso ou aquilo?

 

E todas essas perguntas só surgem porque todos eles possuem um ponto em comum. Proporcionar o melhor para os seus filhos.

 

Faz parte da natureza humana, se esforçar e fazer escolhas para proporcionar o melhor para aqueles que amamos. Quando o assunto é saúde bucal, escolher um plano odontológico, é uma “mão na roda” para conseguir criar uma rotina de visitas ao dentista desde cedo.

 

Acostumar a sua criança a ir ao dentista, é garantir que no futuro ela não seja mais um dos inúmeros adultos traumatizados, porque precisou arrancar um dente ou porque sentiu dores de dente.

 

Caso não conheça um convênio odontológico, ou estejam em dúvida sobre qual escolher, pergunte para um odontopediatria, quais opções ele recomenda.

 

Outra dica, é caso a sua empresa ofereça um convênio dentista, não perca tempo, já marque uma consulta para você e para o seu filho(a). Ambos precisam ter cuidados com a saúde bucal.

 

Cuidar da saúde bucal da criança, é mais uma forma de carinho e demonstração de amor para os pequenos.

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na empresa Ideal Odonto.

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.