Irrigação automatizada é uma opção econômica e sustentável


A tecnologia pode ser aplicada em residências e pontos comerciais

O consumo indiscriminado de água e energia elétrica tem se tornado motivo de preocupação mundial. Para evitar danos a longo prazo, no Brasil, tanto a Agência Nacional de Águas (ANA) como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estimulam o uso eficiente e sustentável dos dois recursos.Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada e corrobora para as técnicas de sustentabilidade nas mais diversas tarefas. Reduzir o consumo de energia e proporcionar a economia de água, por exemplo, é a maior vantagem da irrigação automatizada. A média referenciada por fabricantes e desenvolvedores de soluções de irrigação é de 30% pelo menos de economia.

A tarefa pode ser totalmente controlada por meio de sensores capazes de identificar a real necessidade e quantidade de recursos que devem ser aplicados. No Distrito Federal o período de seca, com início no final de julho até meados de setembro, faz com que o uso de mangueiras se torne mais frequente para regar jardins, plantações e até mesmo plantas dentro de casa ou em locais de trabalho. Contudo, essa tarefa pode ser programada para evitar o desperdício como, por exemplo, irrigar um solo ainda úmido ou caso esteja chovendo.

Além disso, conforme explica o engenheiro e proprietário da Seype Engenharia, Júlio Seype, o sistema de irrigação automatizada permite uma maior comodidade, principalmente quando é preciso se ausentar de um local.

“A pessoa não precisa se preocupar em deixar algum vizinho ou parente com a chave de casa, ou ter que encurtar as férias e descanso por conta da rega das plantas e jardins. E muito menos se preocupar com o fato de ter deixado uma torneira aberta com a água sendo desperdiçada, por exemplo”, detalha.


A automação traz como principais benefícios a eficiência dos recursos hídricos empregados, a economia e a praticidade, justamente, por poder operar de forma totalmente automática. Atualmente, aplicar a sustentabilidade nas mais diversas tarefas não se configura apenas como tendência, mas sim, uma necessidade benéfica para a sociedade e o meio ambiente.

Conheças os tipos de irrigação automatizada:

Sensores de chuva e solo – são os mais comuns e funcionam como um interruptor, que desativa o sistema de irrigação quando o sensor de solo atinge uma umidade pré-determinada, ou quando o sensor de chuva detecta uma lâmina de água mínima;

Controlada por meio de um painel digital – esse painel geralmente é instalado próximo ao conjunto de motobomba, interligado por microtubos a um sistema de válvulas situada nas áreas de plantações, jardins que devem ser irrigadas. A pessoa pode escolher qual setor vai receber o recurso programando o painel de controle;

Irrigação superficial – neste modelo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. É um tipo de irrigação bastante utilizado no sul do Brasil.

Irrigação localizada – é quando a água é aplicada na área ocupada pelas raízes das plantas e forma um círculo molhado ou faixa úmida. Essa técnica é bastante aplicada na produção de frutíferas.

Irrigação por aspersão – o sistema de irrigação com aspersores é indicado para áreas maiores, com pouca interferência de obstáculos. Esse tipo simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas.

Apesar das inúmeras possibilidades de realizar a irrigação automatizada, a escolha do sistema mais adequado deve considerar o tipo de solo, o relevo, a disponibilidade de água, o clima, a cultura e o manejo de irrigação, entre outros aspectos do usuário e sua finalidade. Por este motivo, é essencial que, antes de realizar o serviço, seja feita uma consulta profissional para uma melhor orientação na decisão.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.