MADE IN BRASÍLIA- Durante pandemia, empresário abre caminho para começar a exportar

Brasilia, DF, Brasil, . (Foto: Andre Borges/ ComCopa)

AGUIMAR FERREIRA

Durante pandemia, chocolateria brasiliense se prepara para exportar

 

Crise para uns, oportunidades para outros. Para além da gravidade de todo o desequilíbrio gerado, em todas as áreas, pela pandemia, há quem encontre meios de crescer. É o caso do empresário e chef chocolatier Alexandre Ferreira, à frente da Chocolateria Aguimar Ferreira. Alexandre não se deixou abater pelas expectativas desoladoras. Mergulhou ainda mais no estudo das estratégias digitais– um dos assuntos que mais gosta, depois de chocolate e futebol–, e foi em busca de novos projetos. Resultado, conseguiu aumentar a clientela não apenas no Brasil, como se prepara para entrar no mundo das exportações. Neste momento, a empresa brasiliense está em fase de negociação com uma empresa mexicana interessada em comprar nada menos que 250 mil alfajores, em uma transação de R$1 milhão.

Em um dos módulos da Qualificação do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil– convênio entre UNICEUB e APEX BRASIL no Distrito Federal), fui informado sobre os canais de contato com o importador e algumas ferramentas que facilitam a transação, como o Portal Connect Américas. Eu logo me cadastrei e na mesma semana recebi uma cotação“, conta Alexandre. O empresário explica que todo o processo é complexo, envolvendo apresentação de documentação, negociação, tributação, logística, certificações, embalagens, produção. Até a expedição do pedido podem transcorrer cerca de oito meses, mas que a empresa já se sente vitoriosa.

Nossa qualidade foi atestada em relação a produto, gestão e estrutura, o que nos coloca em outro patamar competitivo. Vimos que há possibilidades reais de ir além. O mais importante é o empresário se manter motivado, afastar a ideia de que nada vai dar certo e passar este entusiasmo para sua equipe e parceiros. Como eu acredito muito no meu negócio, vou atrás. Perseguimos o sonho de internacionalizar a marca e de nos tornar uma referência no seguimento de chocolates especiais no Brasil. Com este passo estamos mais perto dessa realização“, complementa o empreendedor.

            Sobre o momento, Alexandre Ferreira chama a atenção para se olhar além dos pontos negativos acarretados com a pandemia. “Em situações até mesmo inimagináveis como esta, são formadas novas culturas de consumo, tanto em relação aos produtos como em relação à forma de aquisição. Nas exportações, por exemplo, nos favorece a valorização da moeda estrangeira. O mercado está em busca de inovações e respondendo a elas com rapidez“.

            “O Alexandre é um empresário arrojado, muito estudioso e atento a todas as oportunidades. Foi muito gratificante observarmos toda a atenção e dedicação durante o PEIEX. O resultado de tanta dedicação foi ele ter conseguido um comprador internacional ainda durante a qualificação, o que é muito difícil de acontecer. Sabemos que pela qualidade de seus produtos, a empresa irá atender agora exigentes clientes internacionais. A Aguimar Ferreira, sem dúvida, contribui para destacar internacionalmente o nome de Brasília e ajuda o Brasil a ser reconhecido no exterior por produtos de alta qualidade“, atesta Renata Rosa, que ao lado do técnico extensionista Rodrigo de Oliveira, monitora o Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX.

PERFIL ALEXANDRE FERREIRA

Alexandre Ferreira Gontijo tinha o sonho de brilhar como jogador de futebol e já atuava como profissional. Chegou a fazer parte de times como Goiás E.C., Paraná Clube, Vitória BA e Gama DF, até se decidir, definitivamente, pelo mundo do empreendedorismo. Gostava muito do esporte, mas também de trabalhar e ganhar dinheiro. Aos 11 anos já começou a mostrar a sua veia empreendedora, e começou a vender balinha na escola, para ter a própria renda. Aos 16 anos foi emancipado para abrir o primeiro negócio no ramo da alimentação saudável e bem-estar, em parceria com uma multinacional norte americana. Aos 18, experimentou uma mudança de mercado e se tornou representante comercial de uma fábrica de persianas, onde fechou negócios como a montagem do Centro de Treinamento do CFZ (Time do Zico) em Brasília. Aos 19, já seguro do que queria, fundou a Aguimar Ferreira Chocolateria.

No início do negócio, ele mesmo, aos 19 anos, vendia bombons na rua, em bares, padarias, ônibus e para amigos que revendiam na faculdade. Alguns anos depois, em 2013, conheceu o chef chocolatier Ricardo Arriel, reconhecido como um dos melhores da América do Sul e colocou sua produção, até então caseira, em outro patamar. “Com a mentoria dele, conseguimos elevar o padrão de qualidade dos nossos produtos e começamos a nos diferenciar no mercado. De lá pra cá, recebemos várias certificações internacionais pelo nosso padrão de qualidade e atualmente somos considerada um empresa referência na Capital Federal.”, conta o empresário.

            Foi nesta época que a empresa, que até então produzia doces, bolos e bombons finos, lançou uma linha de chocolates personalizados de olho nas oportunidades que viriam com os grandes eventos esportivos marcados para os próximos anos: Copa do Mundo (Brasil) 2014 e Olimpíadas (Rio) 2016. O gol não poderia ser mais certeiro e emplacou, justamente, com o Comitê Olímpico Brasileiro, que integrou a Aguimar Ferreira ao time de fornecedores oficiais dos Jogos. A empreitada abriu portas para convites para palestrar, como a que ministrou no evento de abertura do período Olímpico no Museu do Amanhã e os chocolates personalizados viraram mania, solicitados, sobretudo, pelo mundo corporativo. Naquele momento, Alexandre começou a mirar o mundo das exportações.

            Alexandre está à frente de uma empresa que está completando 10 anos. São mais de 2 mil clientes atendidos, dentre eles grifes, celebridades, grandes corporações brasileiras e multinacionais. Entre os clientes da Aguimar Ferreira, empresas como Victor Hugo, Ômega, Amazon, Microsoft, IBM, entre outras. No ramo privado, os doces e bombons finos já voaram até para Cancun, para o casamento da influencer Nana Ferro. No catálogo de produtos, destaque, ainda, para a linha de chocolates funcionais, desenvolvida com consultoria de nutricionistas e lançado em 2019 com campanha veiculada com a musa fitness Gracyanne Barbosa.

Meu objetivo é construir um império de chocolates finos no país, e também exportar os meus produtos, mostrando que o Brasil tem potencial não só para cultivar o cacau, mas para produzir o melhor chocolate do mundo. Estou com 30 anos. Tenho tempo e vontade para isso“.

SOBRE A AGUIMAR FERREIRA

O nome é uma homenagem aos seus pais, ainda vivos, sua mãe Aguimar Araújo e seu pai Manoel Ferreira, as grandes inspirações de Alexandre e seus maiores incentivadores quando tudo começou na cozinha de casa.

Qualidade, pontualidade, compromisso e   criatividade. A marca Aguimar Ferreira Chocolateria e Confeitaria foi fundada em 2009 com uma proposta arrojada e inovadora. A empresa trabalha com doces finos, bombons personalizados, bem casados, brownies, alfajores, pães de mel, bolos, maquetes, cupcakes e chocolates funcionais.

A empresa conta com várias certificações, como o Padrão de Qualidade Gran Awards de Excelência e Qualidade 2013; Top Of Quality Gold Internacional 2015; Melhor Empresa de Doces para Eventos de Brasília, através do Prêmio Master Estadual; Empresa Mais Conceituada em Qualidade; Excelência em Doces para Eventos e Prêmio Top 45 de Marcas 2015 e Latin American Quality Awards,

A Aguimar Ferreira alia um atendimento exclusivo, matéria-prima de primeira linha e respeito a clientes e parceiros. A grife de doces tem produtos para todos os tipos de evento, corporativos ou pessoais, como casamentos, aniversários, batizados e festas em geral.

Serviço:            

Site institucional: www.aguimarferrreira.com.br

E-commerce: www.chocolatefuncional.com.br

Aguimar Ferreira Chocolateria

(61) 3344-6563 | 98213-0696

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