Cuidados necessários durante a quarentena

 

Em meio ao isolamento social, as pessoas deram uma pausa nas rotinas corridas e para prevenir sua saúde física, mental e bucal, e garantir uma melhor qualidade de vida, você pode seguir alguns cuidados!

 

Com a chegada da quarentena em meados de Março/2020 ficou difícil ver pessoas que não se encontraram em situações de estresse e ansiedade em algum momento, por isso é preciso prestar atenção para saber se trata-se de apenas um momento ou se seu corpo está desenvolvendo um transtorno. 

Pensa em uma engrenagem, para que ela funcione de forma adequada todos os lados devem funcionar de forma eficaz, pois quando um dos lados estão comprometidos, sobrecarrega os demais e assim, o sistema é danificado, certo?

O mesmo acontece com o organismo humano. Ou seja, se sua saúde física, mental ou bucal apresenta algum problema, o seu corpo começa a apresentar diversas reações.

Em decorrência do alto nível de estresse e ansiedade, que são as consequências mais comuns do isolamento, você pode se encontrar com tensão muscular, dor de cabeça frequente ou até mesmo bruxismo. 

Por isso, fazer acompanhamento com profissionais da saúde de todas as áreas regularmente é tão importante, pois ao identificar o início de qualquer problema é possível realizar um tratamento, antes que se agrave. 

Mas com o coronavírus e a quarentena, as clínicas e consultório estão abertas somente em caso de emergência, por isso adaptar alguns hábitos no dia-a-dia pode fazer uma grande diferença nesse momento. 

Cuide da sua saúde

 

Durante esse período, com exceção de mercados, farmácia e emergências médicas, o comércio e empresa foram fechados para aumentar a segurança tanto dos profissionais quanto do público. 

E no caso de necessidades básicas, foi instruído algumas recomendações: lavar sempre as mãos com água e sabão, quando não for possível usar o álcool gel, evitar as mãos nos olhos, nariz e boca e fazer o uso de máscaras. 

Conforme o tempo foi passando e foi sendo percebido a necessidade de atendimentos médicos, os profissionais de saúde se adaptaram ao atendimento online e em casos de emergência – fora os sintomas do COVID-19 – é possível fazer o atendimento presencial, porém seguindo todas as recomendações e precauções. 

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, por se tratar de um atendimento com alto contato físico na via oral, com contato com saliva, se torna uma situação de alto risco, então quando o paciente realiza algum tratamento ortodôntico como aparelho para bruxismo você precisa manter um acompanhamento de eficiência dos resultados. 

Agora se você deseja iniciar um tratamento pode aproveitar o momento para se programar, entrar em contato com alguns profissionais ou até buscar uma média de valores e processos, como “aparelho transparente preço” ou “aparelho fixo transparente“.

É importante prestar atenção nos sinais que o corpo apresenta e fazer um acompanhamento da sua saúde para poder se prevenir e manter sua imunidade boa. 

Hábitos sobre a pandemia

 

Além das recomendações gerais médicas para a prevenção do COVID-19, como os tratamentos odontológicos colocam os profissionais e pacientes em grande risco, existem alguns hábitos que você pode aderir para evitar a necessidade de ir ao dentista durante a quarentena, como:

  • Não deixe as escovas de dentes próximas e mantenha as cerdas para cima;
  • Evitar roer as unhas, isso pode danificar os dentes e facilitar a contaminação do vírus;
  • Lavar as mãos antes de escovar os dentes e usar sempre o fio dental;
  • Mude de escova após três a quatro meses de uso;
  • Mantenha o corpo hidratado, além de ser bom para o corpo, é bom para a sua saúde bucal.

Seguindo essas dicas, mesmo com o distanciamento social, você consegue garantir uma maior qualidade de vida. 

Cuidados Gerais

Além de todas as recomendações, o principal ponto para se prevenir de contaminação e para se cuidar na quarentena é com a adequação de hábitos saudáveis.

Tudo é uma questão de equilíbrio e respeitar seus limites agora é primordial para manter o seu equilíbrio emocional, físico e bucal. E mesmo em isolamento social é possível manter uma qualidade de vida.

Listamos algumas dicas para você:

  • Mantenha uma alimentação regular e seguindo horários 
  • Determine uma rotina, com horário de acordar, dormir, trabalho, descanso, lazer
  • Não deixe seu autocuidado de lado, mesmo que esteja em casa, cuide de você e da sua autoestima
  • Pratique atividades físicas
  • Faça vídeos chamadas com as pessoas que você ama e pode ver agora
  • Evite sair de casa
  • Não negligencie sua saúde bucal e mental

Esse é um momento que não se deve haver cobranças excessivas, afinal, as vezes é difícil conseguir se manter focado com o turbilhão de informações que se recebe e considerando o momento em que o mundo se encontra.

Então quando precisar, faça uma pausa, tire um momento para refletir e recarregar suas energias e rever seus objetivos, para assim, poder continuar. Lembre-se você pode pausar, mas sempre precisa continuar. 

 

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.