Google lança ferramenta capaz de traduzir hieróglifos com inteligência artificial

A ferramenta foi criada em colaboração com o Centro Australiano de Egiptologia, da Universidade Macquarie

 

 

O Google lançou uma nova ferramenta capaz de traduzir palavras e emojis em hieróglifos, e que deve ir se aprimorando a partir do uso dos usuários com baseada em inteligência artificial. Atualmente, o recurso está disponível apenas em inglês e em árabe.

A novidade foi adicionado ao aplicativo Arts & Culture do Google e recebe o nome Fabricius. Segundo a BBC, é a primeira ferramenta a ser treinada por inteligência artificial para entender o que é um hieróglifo. Em teoria, deve melhorar com o tempo, à medida que mais pessoas o usam.

O usuários poderão traduzir palavras e emojis, mas também fazer upload de hieróglifos reais e aprimorá-los digitalmente, seja desfazendo desbotados ou ajudando a reconstruir pedaços quebrados, tudo com base em um banco de dados que o Google espera ampliar à medida que as pessoas adicionem símbolos ao sistema.

Uma versão do Fabricius foi oferecida a egiptólogos profissionais, antropólogos e historiadores, para apoiar suas pesquisas. Ouvido pela BBC, o professor Roland Enmarch, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, afirma, no entanto, que a ferramenta ainda não exclui um especialista em hieróglifos.

“Existem obstáculos muito grandes para a leitura de hieróglifos, porque eles são artesanais e variam enormemente ao longo do tempo no nível de detalhes pictóricos e entre entalhadores/pintores individuais. Ainda assim, este é um passo importante”, afirmou o especialista à BBC.

A ferramenta foi criada em colaboração com o Centro Australiano de Egiptologia, da Universidade Macquarie. “A digitalização de material textual que era até agora apenas em livros manuscritos revolucionará completamente a maneira como os egiptólogos fazem negócios”, afirma Alex Woods, pesquisador do centro.

As informações são da FolhaPress

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.