É com muito pesar que comunicamos que a Fundadora do Colégio Guiness morre em decorrência de covid-19

Conceição das Graças presidiu o Sinepe-DF por dois anos e foi uma das homenageadas durante a festa de comemoração dos 50 anos do sindicato em 2019

 

Conceição das Graças Araújo,71 anos, fundadora do Colégio Guiness, foi mais uma vítima da covid-19, que fez 74 mil mortos no Brasil. Internada há 10 dias, ela não resistiu às complicações da doença e morreu na madrugada de terça-feira (14/7). Natural de Minas Gerais, Conceição mudou-se para Brasília aos 15 anos. O pai foi um dos operários responsáveis pela construção da capital.

Fundado em fevereiro de 1987, o Colégio Guiness é composto por duas unidades, localizadas em Taguatinga e Recanto das Emas. A instituição decretou luto oficial. “Dona Conceição sempre atuou com muita dedicação, amor e energia em defesa da educação”, declarou a instituição em nota. Na página oficial da escola no Facebook, a postagem decretando luto gerou comoção na comunidade escolar. Entre mais de 80 comentários nas mídias sociais, estudantes, familiares e amigos lamentaram a morte da diretora.
“Muito triste! A admiração, o respeito e o carinho que eu tinha por ela era o de uma mãe. Vá em paz minha amiga! Que Deus abençoe toda a família! Uma história que será lembrada com alegria e celebração. A dor da partida é grande, mas sabemos que seu legado influenciará gerações”, comentou o usuário Leandro Lopes.
“Dona Conceição foi a minha porta de entrada no Guiness, fez a minha entrevista. Tenho tanto carinho por essa escola, por ela. Que Deus traga conforto ao coração de toda a família Guiness”, lamentou Ana Paula Ribeiro no post.
Conceição estava internada há 10 dias(foto: Facebook/Reprodução)
Conceição estava internada há 10 dias(foto: Facebook/Reprodução)

A enfermeira Renata Costa Oliveira, 42 anos, é mãe de dois alunos da instituição e relata que a perda da diretora é inestimável. “Todos na escola têm uma relação de amizade, da diretora ao porteiro, é uma grande família: a família Guiness!”, conta.

“Conheci dona Conceição e a família dela quando meus filhos entraram na escola, eles amam o lugar e sentiram muito a perda dela. Assim como nós, pais. Er uma profissional e pessoal excepcional”, diz. Rafael Oliveira, 11, está no 5° ano do ensino fundamental na escola. “Estou muito triste com a partida da dona Conceição, ela vai fazer muita falta. Saudades…”

Familiares se despedem

Em nota enviada ao Correio, a família prestou sua última homenagem. “Dona Conceição foi uma guerreira acima de tudo. Desde quando chegou a Brasília, nos tempos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, passando pelo período de Secretaria de Educação, no ensino especial, até os tempos de Guiness. Ela se mostrou presente na vida de muita gente exercendo o cuidado”, afirmaram familiares.
“Cuidou dos filhos, dos netos, dos alunos. Foi uma mulher que empreendeu em uma época que não era comum ver mulheres na linha de frente dos negócios. Encarou a vida sem medo. E com muito entusiasmo. Venceu. Nos deixou cheios de orgulho, uma verdadeira referência para nossas vidas. A morte não é o fim, o fim é o desencantamento, e mamãe, vovó e tia Conceição estará sempre encantada em nossas memórias.” Conceição deixa o marido, os três filhos, Yuri, Ivan e Alan, além de oito netos.

Sinepe-DF lamenta perda

Conceição com o marido durante o carnaval(foto: Facebook/Reprodução)
Conceição com o marido durante o carnaval(foto: Facebook/Reprodução)

 

Conceição com o marido, filhos e netos no Rio Quente(foto: Facebook/Reprodução)
Conceição com o marido, filhos e netos no Rio Quente(foto: Facebook/Reprodução)

 

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) lamentou a perda. Conceição foi presidente do sindicato entre 2002 e 2004. “Ao longo dos seus 50 anos, o Sinepe-DF consolidou uma história de lutas e conquistas pela livre iniciativa da educação particular na capital do país, e a professora Conceição foi uma das pessoas comprometidas com este legado, que certamente influenciará várias outras gerações em prol da sociedade brasiliense”, disse o presidente da entidade, Álvaro Domingues, em nota.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.