Mestra em Psicologia Positiva comenta misto de sentimentos na redução do isolamento

Ansiedade e medo, comuns no início da pandemia, podem ser substituídos pela frustração caso seja necessário voltar a intensificar restrições

 

Estados de todo o Brasil começaram a fazer a reabertura gradual do comércio e outras funções nas últimas semanas, mesmo o país não tendo atingido ainda o pico do número de casos de Covid-19, como mostrou uma nota técnica assinada por pesquisadores de diversas instituições, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB), na última semana.

A reabertura, seguida pelo surgimento de novos casos de infectados e óbitos provocados pela Covid-19 pode provocar o sentimento de frustração nas pessoas, segundo Flora Victória, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

“A frustração é um sentimento de negatividade, afinal é gerado por alguma negativa aplicada em qualquer âmbito da vida e comumente se expressa por meio da agressividade. Tanto é que até os anos 1960, a grande maioria dos estudos sobre a frustração investigava sua relação com a resposta de agressão”, diz a Mestre em Psicologia Positiva, pela Universidade da Pensilvânia.

Para contornar e lidar com a emoção, Flora explica que é importante entender que existe um fator externo, fora do controle de todos, e determinante para o cenário da pandemia, que afeta a coletividade. “A tendência, mesmo que haja uma segunda onda, é que as pessoas reajam criando laços de cooperação mútua”, acredita.

Uma boa saída, de acordo com a especialista, é ativar as virtudes e forças individuais, como a gratidão, uma resposta psicológica positiva a algo bom que foi recebido. No caso da pandemia, pode ser ter enfrentado os meses com saúde, ou a possibilidade de realizar o home office. “Claro que estamos nos referindo àqueles que tiveram seu cotidiano afetada durante a pandemia, mas que não tiveram nenhuma perda de um ente querido. Nestes casos, experienciar o processo de luto em sua totalidade é fundamental”, pontua.

Minibiografia
Flora Victoria é mestre em Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia e Embaixadora da Felicidade no Brasil. Empresária e empreendedora, é fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Trainer que já formou mais de 30 mil coaches, Flora é também palestrante e autora de diversos livros. Sua obra mais recente, O Tempo da Felicidade, está sendo lançado pela HarperCollins.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.