O que se sabe sobre potencial pandêmico do novo vírus da gripe suína

Não há notícias de transmissão pessoa para pessoa, mas cientistas sugerem vigilância para que doença não se transforme em nova pandemia

 

Enquanto o mundo se concentra no combate imediato ao novo coronavírus, cientistas descobriram que uma nova cepa do vírus da gripe tem se espalhado entre porcos na China. O estudo publicado na última segunda-feira (30/06) na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences deixou as autoridades de saúde em alerta e uma pergunta no ar: esse novo vírus pode se tornar uma pandemia?

Chamado provisoriamente como G4 EA H1N1, o novo influenza é uma variação do H1N1. Por se tratar de um vírus novo, o corpo humano ainda não tem anticorpos contra ele e, por isso, os cientistas pretendem acompanhá-lo de perto, a fim de evitar sua mutação e transmissão de pessoa para pessoa.

Por enquanto, o vírus não é capaz de infectar humanos de forma sustentada. Em termos de comparação, quando o novo coronavírus foi descoberto, já havia a transmissão entre pessoas, o que permitiu a doença rapidamente deixasse de ser um surto e virasse uma pandemia.

Embora tenha sido descoberto em fase precoce, o estudo publicado na segunda trata o G4 como um vírus com “todas as características essenciais de um candidato a vírus pandêmico”. Isso, no entanto, não o transforma em uma ameaça iminente.

A recomendação dos responsáveis pela pesquisa é de que, por enquanto, “é necessário fortalecer a vigilância”.

O que se sabe sobre o G4 EA H1N1

– Ele é uma variante do H1N1, assim como os vírus da gripe suína e espanhola;

– Até o momento, não foi identificado a transmissão do vírus entre humanos, mas já aconteceram dois casos de pessoas infectadas por porcos;

– O estudo foi feito com 30 mil amostras de porcos de 10 províncias do país coletadas entre 2011 e 2018 e outras mil de animais com sintomas respiratórios que estiveram no hospital veterinário da instituição. Foram identificados 179 tipos de influenza suína. A maioria dos porcos estava infectada com a variante conhecida como G4.

– A descoberta em fase precoce pode acelerar o processo de criação de uma vacina e remédio contra o vírus.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.