Covid-19: Entorno terá lockdown e alteração dos serviços não essenciais

Os municípios goianos atingidos pela medida serão: Águas Lindas de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Padre Bernardo, Valparaíso, Luziânia, Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Planaltina de Goiás

 

Devido ao avanço das infecções pelo novo coronavírus no Entorno do Distrito Federal, prefeitos dos municípios decidiram implementar o lockdown. A medida terá início às 15h de sábado (11/7) e terminará à 0h de segunda-feira (13/7). Além disso, houve alteração nos horários dos serviços, essenciais e não, durante a semana para evitar aglomerações e conter a disseminação da covid-19.

Os municípios goianos atingidos pela medida serão: Águas Lindas de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Padre Bernardo, Valparaíso, Luziânia, Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Planaltina de Goiás. A decisão começa a valer a partir desta quinta-feira (2/7).
Durante o lockdown que começa no fim de semana, apenas os postos de gasolina, distribuidoras de gás e farmácias poderão atender. Os estabelecimentos deverão permanecer de portas fechadas em regime de plantão. As medidas visam evitar aglomerações nos comércios.

Serviços

A medida também afetará o funcionamento dos serviços essenciais. A partir de segunda-feira (6/7), eles poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Os serviços considerados não essenciais terão permissão para abrir das 9h às 17h. O delivery está permitido até as 22h, somente para estabelecimentos fechados.
Os serviços, essenciais ou não, poderão funcionar entre 6h e 15h de sábado. Em seguida, todos deverão permanecer fechados até o fim do lockdown. Os eventos religiosos poderão ser realizados seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, e organizados para evitar aglomerações.

Transporte

De acordo com a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (Amab), os prefeitos dos municípios ressaltaram que uma das dificuldades para fazer um lockdown completo é porque parte da população é “flutuante” e muitos se deslocam diariamente para trabalhar no Distrito Federal. “Neste caso, um lockdown local não surtiria efeito, portanto, foi necessário buscar outras alternativas”, ressaltou o texto publicado pela entidade.
A Amab frisou que o transporte semiurbano que atende os municípios é regulamentado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Por isso, os prefeitos não podem interferir, já que a responsabilidade é do Governo Federal. “Neste caso, fica inviável a região aderir ao lockdown total como foi proposto pelo Governo do Estado”, informou o texto.

Hospital de Campanha

De acordo com a Amab, o Ministério da Saúde prometeu a entrega do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás com 200 leitos, sendo 40 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 160 de enfermaria. Entretanto, a entidade destaca que a realidade é outra e, até o momento, há apenas 10 vagas de UTI e 40 de enfermaria, para atender uma população de 1,2 milhão de pessoas. “O que está disponível hoje é insuficiente, até mesmo para atender a comunidade local”, disse o texto.
A Amab frisou que a estrutura da unidade é grande e poderia atender toda a região, caso estivesse funcionando na capacidade total. A associação encaminhará um documento para o Ministério da Saúde, com cópia para a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás para que se tomem providências.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.