Saiba como tirar dúvidas sobre sintomas de coronavírus pelo WhatsApp

Assistente virtual ajuda cidadão a fazer autoavaliação antes de ir ao hospital

 

Desde maio, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), por intermédio do projeto DF Contra Coronavírus, lançou a plataforma Ana, uma assistente virtual. A robô ajuda o cidadão a fazer uma autoavaliação de sintomas antes de se dirigirem para uma unidade de saúde ou para o drive-thru de testagens rápidas.
A robô fornece informações gerais sobre a doença: como a infecção pelo vírus ocorre, como se prevenir e quais os principais sintomas. O objetivo é impedir que pessoas saiam de casa sem necessidade.
Se o caso for considerado de atenção, de acordo com os critérios médicos definidos pelo Iges-DF, o atendimento é direcionado para um analista. Nesta etapa, o usuário poderá relatar melhor a sua situação e, se for o caso, será direcionado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região ou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para chegar às conclusões, a assistente coleta dados como nome do usuário e idade, questiona se a pessoa teve contato com contaminados, pergunta quais sintomas o internauta apresenta, entre outras informações para uma avaliação completa. Além da Ana, o Iges tem a Gabriela, para pacientes já diagnosticados com coronavírus. As duas robôs juntas atenderam mais de 6 mil pessoas no DF.


Como conversar com a robô

Para falar com a Ana, basta enviar uma mensagem pelo link bit.ly/ZapPraAna, ou para o telefone (61) 99819-6599, em que tanto Ana como Gabriela atendem.
 

Mais informações

Instagram: @dfcontracoronavírus
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.