Sete estados diminuem novas mortes por Covid-19 em junho. Veja quais

Rio de Janeiro registrou a queda mais alta na média de sete dias entre o início do mês e quinta-feira (18/06)

 

Desde o início de junho, sete estados diminuíram a média de novas mortes em decorrência do novo coronavírus nos últimos sete dias. O movimento está na contramão do país, que continua tendo crescimento nos óbitos por Covid-19.

A queda mais alta aconteceu no Rio de Janeiro, que tinha uma média de 194 novas mortes por dia em 1º de junho e agora é de 149,9 novos falecimentos. Em seguida vem Pernambuco, com redução de 29 novos óbitos na média, e o Pará, com retração de 26,9 na mesma medida.

Os números foram levantados pelo (M)Dados, com base nas informações do Ministério da Saúde. Elas são compiladas diariamente para alimentar o painel interativo sobre a Covid-19.

Em comum, os três estados tiveram lockdowns decretados nas suas principais cidades. No caso do Rio de Janeiro, além da medida ter sido aplicada em alguns bairros da capital, ela também foi adotada em Niterói. Recife (PE) e Belém (PA), do mesmo modo, anunciaram restrição aos movimentos de sua população.

O gráfico a seguir mostra como a média de cada unidade da Federação evoluiu em junho. Seleciona a que te interessa para comparar:

Mesmo com as quedas, os três estados permanecem entre os cinco com a média mais alta de novas mortes nos últimos sete dias correntes, como pode ser visto no gráfico a seguir.

Isso indica que, mesmo com a diminuição, não é a hora de afrouxar as restrições. Qualquer decisão de reabertura não tem efeito imediato no crescimento de casos e óbitos, as medidas demoram cerca de 10 a 15 dias para aparecer nos gráficos. Assim, decisões tomadas agora terão consequências no início de julho.

No Brasil como um todo, o crescimento na média de novas mortes em junho foi de 52, passando de 923 no primeiro dia do mês para 975 nesta quarta-feira. As principais altas aconteceram em São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.