Rota Náutica mostra Lago Paranoá como grande atrativo turístico da capital

Brasília.Ponte JK e Lago Paranoá.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Penúltima matéria especial sobre o Brasília Tour Virtual apresenta 10 locais para todos poderem contemplar de casa as belezas da orla brasiliense

 

Com mais de 110 quilômetros de extensão, o Lago Paranoá é responsável pela capital ser um dos maiores polos náuticos do país. Por suas águas é possível navegar e praticar diversas atividades. Em sua orla é possível desfrutar de uma ampla gama de bares e restaurantes com vista para o espelho-d’água.

O céu é o mar de Brasília, e o Lago Paranoá é o melhor lugar para desfrutar seu vasto horizonte e se refrescar. E por meio do Brasília Tour Virtual, os brasiliense e turistas podem admirar um pouco da beleza do lago por meio da Rota Náutica.

Começando pela Ermida Dom Bosco. O lugar é querido pela população e quem visita não se arrepende. Possui uma vista privilegiada da cidade e do mais belo pôr do sol de Brasília. O parque conta com extensa área de cerrado nativo e espaços para o descanso e lazer, tais como anfiteatro, ciclovias, trilhas para caminhada e um deck considerado por muitos o melhor local para banho no Lago Paranoá. Além das belezas naturais do cerrado, o local possui uma arquitetura única, razão pela qual já foi palco de diversas competições esportivas e shows. Sua atmosfera sagrada e sua paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma.

Brasília.Lago Paranoá.Foto Luís Tajes/Setur-DF
| Foto: Setur-DF / Divulgação

“O Turismo Náutico tem sido uma das principais bandeiras da Setur. O nosso Lago Paranoá é uma das mais belas atrações que temos em Brasília e um dos nossos principais pontos turísticos. Poder explorar o lago e a orla virtualmente, pelo Tour Virtual, é um privilégio e, quando o isolamento acabar, vamos poder vivenciar a cidade e todas as suas belezas”, reforça Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

O Pontão do Lago Sul é outro espaço localizado às margens do Lago Paranoá e chega a receber 380 mil visitantes por mês. É um centro de lazer e entretenimento que se destaca pelo paisagismo de seu calçadão à beira lago, sua gastronomia variada e programação diversa, repleta de atrações durante o ano inteiro. O Pontão também é cenário de grandes competições de esportes náuticos, tais como wakeboard, wakesurf e triathlon, e se destaca por ser um local que combina tanto com dias de sol quanto noites enluaradas, perfeito para um brinde à vida e às belezas naturais de Brasília.

“A natureza com toda a sua beleza e biodiversidade em contraste com a imponência do concreto das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer. O Lago Paranoá é também generoso. Amaina a seca do Planalto Central e dá para Brasília oportunidades de negócios em atividades culturais, esportivas, de lazer e de gastronomia”, diz Sandra Campos, diretora-executiva do Pontão do Lago Sul.

Quando o assunto é a prática de diversos esportes aquáticos como natação, canoagem e kitesurf, o Parque Ecológico Península Sul é um dos points. Localizado no Lago Sul, um dos mais tradicionais bairros de Brasília, o Parque possui entre seus atrativos pista para caminhadas, patins, bicicleta, quadras de tênis e também um belo gramado, onde é possível tomar banho de sol e até fazer piqueniques. Para quem curte esportes de aventura, tem a trilha de aproximadamente 6,5 km, que faz conexão com o Pontão do Lago Sul e com o Parque do Anfiteatro.

O Parque Morro da Asa-Delta também é um dos pontos favoritos dos praticantes de esportes radicais. Seu nome vem do morro construído na década de 1980 para a prática de voo-livre, esporte com tradição na Capital. O local oferece prática de remo, pesca esportiva, jet-ski e passeios de lancha. Para quem optar por ir de bicicleta, também é possível acessá-lo pela ciclovia que faz conexão com o Pontão do Lago Sul e com o Parque da Península.

Brasília. Pontão do Lago Sul. Foto Luís Tajes/Setur-DF
| Foto: Setur-DF / Divulgação

Já a Prainha dos Orixás e um importante espaço de reverência à cultura afro-brasileira em Brasília. Nela se encontra a famosa Praça dos Orixás, patrimônio imaterial do Distrito Federal, com suas 16 esculturas de divindades africanas – os Orixás – assinadas por Tatti Moreno. Localizada ao lado da Ponte Costa e Silva, a Prainha recebe em fevereiro centenas de visitantes para a tradicional Festa de Iemanjá, e em dezembro é um dos locais mais disputados da cidade para celebrar a virada do ano, com direito a grandes shows e queima de fogos.

Conheça outros pontos da Rota Náutica:

 Ponte Juscelino Kubitschek

A icônica Ponte JK é um audacioso projeto do arquiteto Alexandre Chan. Sua arquitetura monumental, formada por três arcos, foi inspirada no movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá, um deleite visual para seus visitantes. O monumento foi literalmente um divisor de águas, tanto na arquitetura quanto no tráfego da cidade. Seja de barco, de bicicleta ou a pé, a Ponte JK é um ponto turístico imperdível.

Orla JK

Localizado aos pés da monumental Ponte JK, um sinuoso calçadão margeia a orla do Lago Paranoá com diversas atrações: ciclovia, parque infantil e mirantes com vista para o espelho-d’água. O destaque da Orla fica por conta do seu complexo gastronômico renomado, com bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da cozinha regional e internacional. O local também é muito procurado para práticas de stand-up paddle, caiaque e pedalinho. Um ponto bastante frequentado por quem ama fotografar e desfrutar de paisagens inspiradoras.

Calçadão da Asa Norte

O Calçadão da Asa Norte é um extenso e charmoso cais de madeira suspenso sobre o Lago Paranoá, localizado ao lado da Ponte do Bragueto. Por sua proximidade com o Plano Piloto, é uma das mais movimentadas opções de lazer e contemplação da cidade. Possui fácil acesso, inclusive a pé ou de bicicleta, razão pela qual é bastante frequentado pelo público brasiliense, e um ponto turístico mais do que indicado para quem quer praticar esportes ao ar livre ou apenas relaxar ao som das águas do Lago Paranoá.

Parque das Garças

O Parque das Garças é um parque ecológico localizado na ponta da península do Lago Norte, característica única que dá ao local uma atmosfera praiana. No Parque de beleza exuberante é fácil encontrar várias espécies de aves como corujas, patos e as famosas garças que dão nome ao local. Nele também é possível praticar stand-up paddle, caiaque e kitesurf. Seu vasto gramado é ideal para piqueniques ao ar livre, atividades familiares, além de ser palco de inúmeros eventos culturais da cidade.

Prainha do Lago Norte e Mirante do Casal

Localizada no Setor de Mansões do Lago Norte, a Prainha é um excelente ponto de acesso ao Lago Paranoá e dispõe de diversas opções de lazer. Além de sua vista privilegiada para o espelho-d’água, um deck disponível para prática de esportes náuticos como a natação, stand-up paddle, pedalinho e caiaque. O local também oferece quiosques com serviços variados, ciclovias, quadra poliesportiva, pista para caminhadas e espaço para piqueniques.

Parque Deck Sul

O Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, nome oficial do Parque Deck Sul, é um local que conta com uma ampla estrutura para a prática de esportes ao ar livre, lazer e contemplação. Sua área de 80 mil metros quadrados dispõe de um extenso calçadão de madeira suspenso sobre as águas do Lago Paranoá, ciclovia, pista para caminhada, quadras de esportes, parques infantis, pista de skate, mesas de xadrez, circuito inteligente para malhação, pergolados com estruturas de madeira para descanso e uma grande área gramada, ideal para piqueniques.

O Deck Sul está localizado na Avenida L4 Sul, próximo à Ponte das Garças. Um passeio imperdível dentro do perímetro urbano de Brasília.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.